Faz mal arrancar em segunda velocidade?

Quando aprendemos a conduzir, dizem-nos que devemos arrancar sempre em primeira velocidade, no entanto, em alguns carros é possível arrancar em segunda velocidade, mas será que o devemos fazer, ou essa prática, pode por em risco a mecânica do carro?

Caso o carro esteja com inclinação e esta ajude a iniciar a marcha, não existe grande problema, pois a rotação das rodas irá fazer com que o disco da embraiagem rode também, o que reduz a diferença entre a sua velocidade de rotação e a rotação do motor, o que gera menos deslizamento da embraiagem em comparação a se o carro estivesse parado.

Sigam-nos no Facebook e subscrevam o nosso canal no Youtube

No entanto, se o carro estiver completamente parado, o melhor é mesmo usar a primeira velocidade, porque assim, apenas é necessário rodar a embraiagem a uma velocidade muito menor, para que ela encaixe completamente. Outra razão, é o facto da utilização da primeira velocidade, ajudar a evitar que o carro vá a baixo, o que significa que existe menos carga na embraiagem.

Para ajudar a compreender um pouco melhor tudo isto, deixamos mais um vídeo do canal Engineering Explained, que explica tudo o que pode, ou não, correr mal, caso se decida arrancar em segunda velocidade.

Veja ainda: Maus hábitos no manuseamento de uma caixa manual

Relacionados com esta noticia

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notificar de