Hoje trazemos mais um de vários artigos, onde quebramos alguns mitos e respondemos a questões sobre pneus, que tu certamente já fizeste a ti mesmo. Desta vez, a resposta que vamos tentar encontrar é, será que pneus mais largos dão mais tracção e estabilidade a um carro?

Em teoria a resposta deveria ser sim, mas no mundo dos pneus as coisas não são assim tão lineares e por vezes ficamos surpreendidos com as respostas que obtemos.

Ao contrário do que habitualmente se pensa, a área de contacto de um pneu, não aumenta exponencialmente à medida que aumentamos a sua largura, pois quanto mais largo o pneu, mais estreita vai ser essa área.

 

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

 

Depois essa mesma área de contacto, pode varia dependendo do ângulo da roda e das características do carro em questão, logo como podes ver, esta não é uma questão simples de responder.

Para nos ajudar a encontrar um resposta para esta questão, vamos usar um dos vídeos do canal Tyre Reviews. Neste vídeo, o carro usado para teste é um BMW Serie 3 e as medidas de pneus utilizadas foram, 225/40 R19, 255/35 R19 and 285/30 R19.

Durante o teste, foram feitas várias combinações, onde foram colocadas diferentes medidas tanto à frente como atrás e onde no total, foram testadas 5 combinações de medidas diferentes. Para tornar os resultados ainda mais completos, estes testes foram realizados tanto em piso seco, como em piso molhado.

Se estas curioso para saber qual o resultado destas experiências, confere aqui o resultado. Nota que esta solução irá depender das condições do véiculo, pelo que, esta “receita” não funciona para todos os carros.

Veja ainda: Pneus premium vs pneus de marca branca – Vale a pena pagar mais?