Um excepcionalmente raro, Porsche 959 Paris-Dakar de 1985, vai ser leiloado pela RM Sotheby’s, a 27 de Outubro, no leilão do 70ª Aniversário da Porsche.

A Porsche construiu o 959, como um carro de rally para o Grupo B, só que para isso, foi necessário construir 200 exemplares legais, para poderem circular em estrada.Durante o processo, a marca alemã, criou o carro de produção mais avançado de sua história.

No entanto, a FIA acabou por eliminar os Grupo B em 1986, após uma série de acidentes, o último dos quais, resultou na morte de Henri Toivonen e o seu co-piloto Sergio Cresto, no Tour de Corse em 1986. O Grupo B foi substituído pelo Grupo A, que exigia um mínimo de 5.000 carros de produção.

Já Subscrevam o nosso canal no Youtube?

 

Com isto, a Porsche acabou por ficar com um carro de corrida, com o qual não podiam correr, pelo menos não no WRC. Em vez disso, decidiram entrar no mais famoso rally off-road do mundo: o Paris-Dakar.

Foram produzidos apenas 6 exemplares do Porsche 959 Paris-Dakar, estes modelos, apresentavam a mesma suspensão ajustável e sistema de tracção integral do carro de rally do Grupo B.

Embora o aumento da altura ao solo, diferenciasse o carro de corrida do modelo de estrada, esse não era o ponto de diferença mais óbvio. Em vez disso, o elemento mais atraente do Porsche 959 Paris-Dakar, era mesmo  a pintura, com a mítica publicidade da Rothmans que adorna a carroceria.

Enquanto o modelo de produção, era movido por um motor seis litros-turbo de seis cilindros, o 959 Paris-Dakar, equipava um motor 3,6 litros atmosférico de um 911 Carrera. Este exemplo em particular, não conseguiu vencer a famosa corrida de off-road, mas no ano seguinte, um 959 com uma configuração diferente, conseguiu chegar à praia de Dakar em primeiro lugar.

Juntamente com a versão Paris-Dakar, a Porsche também construiu o 961, baseado no 959, para competir nas 24 Horas de Le Mans. Em 1986, o carro terminou em primeiro na sua classe e em 7º na geral. Em 1987, o carro retornou, mas não conseguiu terminar a prova.

A RM Sotheby’s, espera que o 959 Paris-Dakar seja vendido por valores que rondem os 3 e os 3.5 milhões de dólares.

Veja ainda: Porsche celebra 70 anos em Topless com o 911 Speedster Concept