Se andava à procura ou gostaria de ter um carro clássico, mas ainda não conseguiu encontrar um motivo, para justificar a compra junto da sua esposa, hoje é o seu dia de sorte.

A Bloomberg informa que os bancos alemães estão a recomendar aos investidores, a compra de carros clássicos, como forma de investimento. Jens Berner, da Suedwestbank AG, disse à Bloomberg que para os clientes com mais de 1 milhão de euros em activos líquidos, um carro clássico, pode ser uma adição atraente ao seu portefólio em termos de rendimento e estabilidade de valor.

E há números concretos que o comprovam, o OTX Classic Car Index da Suedwestbank, que segue os preços de  clássicos como a Porsche, Audi, BMW e Mercedes-Benz na Alemanha, garante que o valor destes carros quadruplicou, entre o início de 2005 e o início de 2018.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

O principal índice de acções da Alemanha DAX, valorizou 204% durante esse período. Mas se nos concentrar-mos nos preços dos clássicos da Porsche, mais concretamente do 911, a valorização é exponencial, em 13 anos, o seu valor aumentou mais de 683%, ou quase oito vezes.

Claro que este tipo de investimento tem algum risco associado e é necessário ter algumas precauções. Por exemplo, ao compra um carro clássico como um investimento, o carro precisa de ter o seu histórico comprovado, para que possa ter um valor apreciável.

Quanto mais original for um carro, melhor será o investimento e as marcas, cada vez mais criam departamentos de clássicos, onde existem especialistas em avaliação, que comprovam a linhagem e a condição de um carro em particular.

Um cliente que queira investir num carro clássico, deve considerar apenas carros com valor superior a 100.000 euros, pois abaixo desse valor, qualquer retorno seria provavelmente prejudicado devido a custos indirectos, como um seguro adequado, armazenamento seguro, toda a manutenção necessária e a avaliação especializada.

Veja ainda: DriveShare a aplicação para alugar carros clássicos

Caso esteja a pensar em comprar um carro em mau estado para recuperar e ter mais tarde o seu lucro, deve ter algum cuidado e fazer um trabalho bem feito, sempre o mais próximo do original. Caso este não seja bem recuperado, a avaliação que atesta a qualidade do carro, pode deitar por terra todo o investimento já feito.