A Renault Sport, acabou de apresentar o seu grande rival ao Civic Type R, o novo Megane RS Trophy.

Tanto o motor quanto o chassi do Mégane RS Trophy, receberam grande atenção e melhorias, tornando-o assim, no carro de produção em série, mais potente a ser produzido pela Renault Sport.

Utilizando uma versão mais potente do motor turbo de 1.8 litros do Mégane RS, o trophy conta agora com um novo sistema de escape. Ele produz 300 cv e 420nm de binário, um incremento de 20cv face ao RS convencional.

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Embora o Megare RS Trophy seja 20cv menos potente do que o Civic Type R, este acaba por ter mais 20nm de binário, o que pode ser uma vantagem valiosa, no momento de atacar um circuito como Nurburgring.

O novo motor é mais ágil e ávido, pois equipa um turbo-compressor que é inspirado na Fórmula 1. A turbina do turbo, roda a quase 200.000 rpm, esta é montada num rolamento de esferas de cerâmicas, o que faz com que fique mais leve e haja uma diminuição do atrito. Esta capacidade de resposta é maximizada quando o novo sistema de escape, ignora o silenciador com uma válvula mecânica.

A Renault Sport afirma que ao binário extra, acaba por compensar a perda de potência, causada pelo aumento da contrapressão, que é originada pelo novo filtro de partículas, necessário para cumprir com a norma WLTP. Com isto, o Megane RS Trophy já se encontra de acordo com a norma Euro 6d-Temp.

Tal como no Megane RS normal, podemos escolher entre duas caixas de velocidade, uma EDC e uma manual.

A caixa do EDC permite ter picos de potência mais altos, porque pode funcionar com um “mapeamento específico”. Essa vantagem, assim como os tempos de troca mais rápidos, acabarão eventualmente, por tornar a opção com caixa EDC mais rápida ao acelerar dos 0-100km/h.

Para melhorar a tracção e a agilidade do Trophy, ele equipa um diferencial mecânico da Torsen, tem agora amortecedores e molas são mais firmes e as barras anti-roll são também elas mais rígidas.

A instalação de cubos de alumínio,  juntamente com as novas jantes de liga leve de 19 polegadas da Jerez, ajudam a diminuir a massa não suspensa, o que melhora a sensação de direcção e o desempenho da suspensão.

Os discos de travão também têm melhorias, são mais leves e são ainda mais capazes de dissipar o calor durante o uso intenso.

No interior, conta com novos bancos desportivos Recaro em Alcantara, que ficam o 20mm mais baixos.

O Megane RS Trophy começará a ser vendido no outono e as primeiras entregas deverão acontecer durante o inverno. Agora resta esperar pelos primeiros vídeos oficiais para podermos ouvir o ronco deste RS Trophy…

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