Esta é a velha questão que ano após ano, continua a ser feita, na hora de comprar um carro. Muita coisa tem que se ter em conta na hora de decidir, não só apenas o tipo de trajetos que se faz, mas também as despesas que cada um deles tem ao longo do tempo.

Por isso mesmo perguntamos, Diesel ou Gasolina?

A origem e as aplicações são as principais distinções entre eles, no entanto, mais que abastecer, é preciso conhecê-los bem para que possa evitar problemas futuros no automóvel.

Características do diesel

O diesel, que também é conhecido como gasóleo, provém da destilação do petróleo e é usado para o abastecimento de motores movidos a este tipo combustível, algumas das suas características positivas fizeram dele um sinónimo de confiança.

O motor Diesel, é capaz de trabalhar em baixas rotações, em alta compressão e os motores diesel, geralmente contam com um funcionamento mais simples. Autocarros, embarcações marítimas, camiões, locomotivas e até geradores são alguns dos veículos/máquinas que utilizam esse tipo de combustível, mas claro que ele tem prós e contras, como por exemplo os carros mais velhos movidos a diesel poluem bastante.

Muitos dos veículos que transportam matéria prima, alimentação, entre outros, são movidos a motores diesel e infelizmente, nem todos são recentes o suficiente, para contarem com os mecanismos certos que ajudam a diminuir a poluição produzida.

Diesel ou gasolina

Uma Curiosidade: Sabiam que o Diesel é proibido nos veículos ligeiros no Brasil?

Sim, o Brasil é um dos poucos países que ainda proíbe o uso de diesel nos veículos ligeiros de passeio. E é lei. Actualmente, a proibição dos carros a diesel, também está a ser aplicada em algumas cidades da Europa.

Atualmente, além de camiões, carrinhas de transporte, embarcações, autocarros e outras configurações citadas anteriormente, só veículos utilitários de tração 4×4 e pickups com carga superior a 1000kg estão autorizados a usar os motores movidos a diesel.

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Diesel e gasolina: vantagens e desvantagens

Veículos movidos a diesel são mais caros, em contrapartida, tem uma durabilidade maior. A redução do gasto com combustível, é um dos fatores que leva muita gente a optar por esta opção.

Além da economia, esses carros conseguem gerar um binário mais forte, possibilitando assim bom desempenho com baixo consumo, no entanto, o preço dos veículos com esse tipo de motor tende a ser maior.

Os motores a diesel tendem a durar mais, é por isso que vemos camiões velhos nas estradas sem nenhum problema. Por ser mais robusto, os motores a diesel conseguem ter uma durabilidade maior em comparação com os movidos a gasolina.

Porém, como nem tudo é positivo, as manutenções contam com preços mais altos que a vertente a gasolina. Para os preocupados com barulhos, os carros a diesel costumam vibrar mais e isso é uma característica normal deles. O lado bom é que pode ser resolvido facilmente com materiais isolantes.

Ele também pode poluir menos, mas infelizmente, veículos a diesel com catalisadores e filtros mal conservados, acabam por poluir mais. Entre os carros mais velhos, o caso é ainda mais grave, ele consegue poluir mais do que vinte veículos modernos.

Vantagens do veículo a diesel

  • Motor mais durável
  • Consome menos
  • Preço do diesel é menor
  • Maior binário, acelerações mais fortes

Desvantagens do veículo a diesel

  • São mais caros
  • Manutenção também é mais cara
  • Motor vibra mais e faz mais barulho

Diesel ou gasolina

A gasolina já é bem complexa, a comum não trará muitos pontos positivos, mas a aditivada oferece um pacote completo para manter a limpeza do motor e aumentar a sua durabilidade.

Entre as desvantagens, o preço é uma delas, pois o preço da gasolina é mais alto do que o do diesel. Além da grande poluição do ar com as emissões de CO2, as partículas e o NOx podem provocar doenças respiratórias.

Vantagens do veículo a gasolina

  • Preço de compra menor
  • Manutenção mais barata
  • Motor vibra menos e é mais silencioso

Desvantagens do veículo a gasolina

  • Combustível mais caro
  • Consumo maior
  • Motor dura menos
  • Binário menor que o motor diesel

Catalisador

Desde que foi criado, o catalisador contribui para que carros e camiões, deixassem de projectar mais de um bilião de toneladas de partículas poluentes, a qualidade do ar seria muito pior sem ele. A sua função é reduzir a toxicidade das emissões dos gases de escape dos motores de combustão interna.

O catalisador consegue operar nas reações dos três principais gases controlados e é capaz de reduzir mais de 90% dos hidrocarbonetos (HC), dos monóxido de carbono (CO) e dos óxidos de nitrogénio (NOx) que são produzidos pelos motores.