Os vários formatos das caixas automáticas

caixas automáticas

As caixas automáticas já existem há muitos anos, mas muitos de nós quando conduzimos esses carros, nem notamos que o estilo de engrenar as velocidades, pode variar de marca para marca, o que queremos mesmo, é seguir viagem.

A realidade é que existem caixas automáticas que tem a manete e as suas opções em linha reta, enquanto outras, fazem formatos estranhos, quase parecendo um labirinto.

Mas porque é que temos diferentes metodologias para o formato da caixa?

caixas automáticas

É possível que o formato em linha reta seja o mais simples e mais fácil de manusear, mas os outros que parecem um labirinto, não são incomuns, aliás, temos marcas como a Mercedes, Toyota, Subaru, Jaguar(e o seu formato em J) que as fabricam.

Mas existe alguma vantagem no formato não linear?

Um dos primeiros pensamentos poderia ser, redução de custos. Seria estranho a marca obrigar o condutor a ter que fazer o pino para conseguir encaixar a mudança desejada, mas se o custo fossa mais baixo, parecia lógico.

Já Subscrevam o nosso canal no Youtube?

Em 1963, o Mercedes-Benz SL tinha uma caixa automática com um formato não linear, não parece que tenha sido para reduzir custos, principalmente vindo da Mercedes.

caixas automáticas

Mas afinal, qual o motivo?

Segundo indicação de um Engenheiro da FCA, responsável pelas caixas automáticas, não existe uma resposta de qual a melhor. As marcas tentam obter essa resposta entre elas faz anos e não se consegue chegar a uma conclusão.

Muitas das vezes a opção tomada, é com o intuito de evitar que o condutor, coloque acidentalmente a caixa numa posição errada sem dar conta.

O caso mais fácil de entender é sem duvida o da Jaguar, com o seu sistema em J. Este sistema tem a primeira, segunda e terceira velocidade no lado do fim do J, evitando assim que acidentalmente ponham o carro em Neutro, obrigando o condutor a ter que fazer uma volta enorme na caixa, para realmente fazer isso.

caixas automáticas

Para além destes tipos, ainda temos o tipo, em que se selecciona a mudança desejada por botões na consola central. Talvez desta forma se evite o problema de acidentalmente colocar o carro na mudança errada.

caixas automáticas

Qual parece para vocês o melhor sistema?

Relacionados com esta noticia

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notificar de