Carros que tiveram ajuda da Porsche

Porsche

A algumas semanas atrás, foi anunciado que a Porsche adquiriu uma participação de 10% na Rimac. O plano é “formar uma parceria de desenvolvimento”, o que provavelmente significará, que a tecnologia projetada pela Rimac acabará num próximo projecto da Porsche, bem como peças da Porsche, acabarão em futuros produtos da empresa croata.

A Porsche tem histórico neste área de parcerias. Na linha atual, a marca apresenta vários modelos que compartilham motores, plataformas e peças com outros carros do Grupo VW. Mas o mais interessante, é que tem participação no desenvolvimento de vários veículos de outras marcas.

Já Subscrevam o nosso canal no Youtube?

Os ramos da Porsche extendem-se tanto, que existe mão da Porsche em desde empilhadores até a motos Harley Davidson.

Mas continuando com os carros… Existem muitos exemplos estranhos e maravilhosos, onde os engenheiros da Porsche acabaram por “meter a mão”. Aqui estão alguns dos modelos que levaram o toque mágico da marca alemã.

Audi RS2

Porsche

Primeiro, vamos tirar o mais conhecido do caminho. Estamos a falar sobre o Audi RS2, que até usa as jantes Porsche “Cup” e tem as pinças de travão da marca Porsche.

Sim, a dinastia do Audi RS começou com um carro co-desenvolvido pela Porsche. Junto com a travagem, a suspensão foi o trabalho de Stuttgart, assim como as modificações no motor de cinco cilindros em linha de 2.2 litros, elevando o poder total para 315cv.

Grande parte do carro foi construído na fábrica da Porsche em Rossle-Bau, usando o espaço ganho pela descontinuação de outra parceria, o Mercedes 500E.

Mercedes 500E

Porsche

A Porsche pode ter bastante dinheiro nos dias que correm, mas no início dos anos 90, nem tudo eram rosas. O Boxster e o Cayenne foram os modelos que salvaram a empresa, mas esses, ainda estavam distantes e a marca precisava de uma nova fonte de receita, rapidamente.

A resposta veio na forma de uma parceria com a Mercedes, que envolveu levar o “W124” e transformá-lo num demónio, capaz de rivalizar com o BMW M5.

Veja ainda: Porsche 959 Paris-Dakar vai a leilão por valor milionário.

A Porsche fez isso, modificando o compartimento do motor para acomodar um V8 de 5.0 litros emprestado do R129 SL.

Mais algumas peças do SL também entraram, como a suspensão, e apresenta assim, um corpo mais largo que o tradicional W124. Resultado final, um carro com um look bastante ameaçador.

Renault Clio V6

Porsche

A conexão da Porsche com a RS2 e o 500E não será uma grande novidade para muitos de vocês, mas aqui está uma colaboração de Stuttgart que certamente muitos desconheciam.

O Clio V6 da Renault, já tinha algo emprestado de outro fabricante, a PSA. Na versão “Phase II” do carro, a Porsche foi escolhida para fazer algumas mudanças. Os engenheiros de Stuttgart modificaram as cabeças dos cilindros, as árvores de cames e os coletores de admissão, aumentando a potência para 255 cv.

Seat Ibiza (Mk1)

Porsche

Outro carro que recebeu algum amor da Porsche foi o primeiro Seat Ibiza. Uma variedade de empresas foram contratada para criar o super mini, como a Karmann e a Italdesign.

Grande parte do envolvimento da Porsche dizia respeito ao desenvolvimento do motor, que era a mesma unidade usada no Lada Samara. Com o Ibiza, a Seat chegou a pagar à Porsche uma pequena taxa por cada carro para licenciar o logotipo do “System Porsche”.

Relacionados com esta noticia

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notificar de