Depois de alguma especulação, o terceiro SUV da Seat está finalmente aí. O Seat Tarraco partilha a arquitectura MQB com o Skoda Kodiaq e muitos outros modelos do grupo VW, por isso não achem estranho se ao verem se este SUV, ele vos parecer bastante familiar.

Olhando de lado, este assemelha-se em muito ao VW Tiguan Allspace e a parte traseira tem uma séria inspiração no Skoda Kodiaq. A isto, a Seat diz que o Tarraco mostra a nova direcção de design da marca para os próximos anos, no entanto, julgamos que essa direcção está apenas patente na nova grelha frontal e nas novas luzes LED.

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O Tarraco integra assim a familia de SUV’s da marca espanhola, situando-se acima tanto do Arona, como do Ateca.  Tal como o VW Tiguan Allspace e o Skoda Kodiaq, ele é baseado na arquitectura de longa distância entre eixos MQB-A, que fornece a base para o “enorme espaço interior”.

A linha de motores também é conhecida e inclui duas unidades a gasolina e duas a diesel, todas sobrealimentadas por um turbo, injecção directa e tecnologia start-stop. O motor a gasolina de nível de entrada é um TSI de 1.5 litros com 150 cv e equipa uma caixa manual de seis velocidades com tracção, às rodas dianteiras.

Também está disponível um 2.0 litros TSI que debita 190cv, que irá equipar uma caixa de velocidades DSG de sete-velocidade e sistema 4Drive de tracção integral.

A linha de motores diesel inclui duas unidades TDI de 2.0 litros com 150cv e 190cv respectivamente. O motor de potência mais baixa, pode ser usado tanto em sistemas de tracção dianteira e transmissão manual de seis velocidades, como em sistemas de tracção integral e caixa DSG de sete velocidades.

O motor de 190cv é apenas disponibilizado com transmissão DSG e sistema 4Drive. A Seat não exclui no entanto, a introdução de tecnologias alternativas na gama do Tarraco.

A inspiração em outros modelos do VW Group é também visível no seu interior, à excepção do infotainment que não é integrado no painel principal. Em vez disso, o Tarraco recebe um ecrã “flutuante” de até 8” que suporta controlos por gestos. Nas versões mais equipadas este ecrã poderá ser de 10.5”.

O Seat Tarraco inclui também sistemas de amortecimento adaptativo Dynamic Chassis Control (DCC), bem como uma série de sistemas de assistência à condução. Este inclui tecnologias como Lane Keep Assist, Front Assist com detecção de bicicletas e pedestres, detecção de blind spot, reconhecimento de sinais de trânsito, Cruise Control, luzes automáticas e sistemas de assistência.

O Seat Tarraco estará à venda no início de 2019 em dois níveis de acabamento, SE e Xcellence. Para os clientes mais impacientes, as pré-vendas começam em Dezembro.

Ao contrário do que seria de esperar o Seat Tarraco não será construído em Espanha mas sim na Alemanha, na fábrica de Wolfsburg.