Uma série de tecnologias futuras, como baterias de estado sólido, autonomia de nível 5 ou realidade aumentada, aguardam o momento decisivo, para entrarem no mercado de forma incisiva e de forma a se afirmarem. Nesta lista de produtos, encontra-se o sistema de realidade aumentada, criado pela startup WayRay.

Mas o que é que esta startup tem de especial? Em primeiro lugar, os seus investidores. Temos nomes como Porsche, Hyundai e Alibaba a apostar no desenvolvimento desta empresa e dos seus produtos. Só a Porsche investiu mais de 80 milhões de Euros nesta startup, que já conta com 6 anos de idade e  que tem sede na Suíça.

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A Porsche fechou negócio com a WayRay no início deste ano, para um projecto de realidade aumentada. Na altura, teceu rasgados elogios ao trabalho da empresa, “As suas ideias e produtos inovadores têm grande potencial. Estamos convencidos, de que, poderemos oferecer aos nossos clientes, soluções personalizadas da Porsche”.

As soluções de realidade aumentada da WayRay, destacam-se por serem adaptáveis a qualquer marca e modelo e permitirem utilizar um campo de visão muito mais amplo.

A Hyundai disse que quer usar a tecnologia nos seus carros e para aplicações que vão para além dos veículos, como todo um ecossistema de realidade aumentada, que incorpore edifícios e cidades inteligentes.

Do lado da segurança mundana, o sistema de realidade aumentada da WayRay, pode destacar faixas de peões, sinais de alerta, locais de estacionamento, zonas de construção e fornecer orientações de navegação mais precisas, tudo dentro da linha de visão natural do condutor.

A Porsche, sem surpresa, está a pensar também nos aspectos de desempenho. Um pequeno vídeo e uma série de gráficos, mostraram como um potencial do sistema da WayRay poderia melhorar a experiência de conduzir, especialmente em pista.

O piloto da Porsche não só obtém uma imagem da linha de condução ideal, que é colocada à sua frente, como poderia visualizar os pontos de travagem e viragem, utilizando um carro “fantasma”, como se de um jogo se tratasse. Tudo isto, para o ajudar a entender onde este está a ganhar e perder tempo, algo decisivo durante uma prova.

Com este sistema, qualquer condutor poderia se aproximar e conhecer muito mais os limites do seu carro, assim como, melhorar as suas capacidades de condução.

A WayRay, conta com mais de 250 funcionários em quatro países, realiza 80% de seu trabalho internamente, desde concepção e desenho até à prototipagem, incluindo o desenvolvimento de polímeros para o para-brisa e uma nova tecnologia de laser.

A empresa diz que vai investir a injecção de capital em pesquisa e numa nova fábrica na Alemanha, para fabricar as suas unidades e expandir as suas ofertas de produtos, para sectores do ramo automóvel, como é o caso dos veículos autónomos, ou até mesmo, em sectores como as casas inteligentes ou na construção civil.

Estima-se que apenas os monitores utilizados nos carros, consigam render à empresa, mais de mil milhões de Euros, até 2023.