Será esta a era dourada dos vídeos de rally…?

O rally e a sua base é praticamente a mesma há 30 anos, mudam os carros, os pilotos, mas no fundo o objectivo e a emoção são os mesmos. Mas uma das coisas que mais evoluiu nestes 30 anos, é a maneira como vemos o rally, especialmente, quando estamos atrás de um ecrã.

Se há 30 anos, as filmagens  de rallys tinham sempre os mesmos planos e a imagem granulada, devido às interferências, actualmente dispomos de imagens em full HD, capazes de mostrar os ínfimos detalhes dos carros e planos abusados, que só são possíveis, devido à alta tecnologia que dispomos.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Se antigamente as imagens disponíveis, se restringiam aquelas que passavam na TV, actualmente, com a propagação das action cams, telemóveis e drones, facilmente encontramos vídeos amadores, que mostram ao detalhe aquilo que as transmissões televisivas deixam passar e trazem até nós, que estamos em casa, um pouco daquilo que se vive lá no meio, onde os sons, o pó e os cheiros se misturam.

Quanto tempo era necessário, para que na década de 80 as imagens de um rally, que acontecia no outro canto do mundo chegassem cá? Várias hora, dias? Pois bem, agora demoram segundos e com as plataformas digitais, conseguimos acompanhar os acontecimentos ao segundo, vivendo as emoções em directo. Afinal de contas, o Rally é um desporto de emoções, certo?

Será que há 30 anos atrás, se imaginava podermos fazer planos aéreos como os que fazemos agora? Os drones são tão precisos  que  conseguem acompanhar o carro em andamento, conseguindo ângulos fantásticos, que dão muito mais emoção, ao bailado que os carros vão fazendo de curva em curva.

Não percas: Rally low budget – Como funciona uma equipa (Parte 1)

Quem é que não ficou colado ao ecrã, quando as Gynkhanas do Ken Block ficaram famosas? Todos aqueles ângulos, imagens cheias de qualidade e uma edição fantástica, que deixaram milhões de boca aberta e mudaram a maneira, como podemos ver e filmar o rally…

Mesmo aqueles, que são completamente obcecados com carros de rally old-school, estão agora melhor servidos do que no passado. É com facilidade, que vamos ao Youtube e encontramos imagens de carros do Grupo B, Grupo A e todos aqueles, que nos deixam com um arrepio, sempre que os ouvimos a rugir…

 

Relacionados com esta noticia

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notificar de