A PSA e a Toyota anunciaram o fim da sua produção conjunta de carros citadinos na Europa, a partir de 2021. Como parte do acordo, a Toyota assumirá a propriedade financeira das operações da joint venture na República Checa a partir de Janeiro de 2021.

A fábrica da Toyota Peugeot Citroën Automobile Czech (TPCA), em Kolin, passará a ser uma subsidiária integral da Toyota Motor Europe, juntando-se às sete outras instalações que a marca já opera na Europa.

A Toyota informou que manterá a produção da actual geração de modelos do segmento A para as duas empresas, sem especificar por quanto tempo. Actualmente, a fábrica constrói o Peugeot 108, Citroën C1 e Toyota Aygo.

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A marca japonesa disse que “pretende continuar a produção e assegura os empregos no futuro na fábrica de Kolin”. A joint venture da TPCA, foi criada em 2002 e incluiu uma cláusula de revisão, que permite a cada parceiro reconsiderar sua participação.

Além do anúncio sobre a fábrica, as duas empresas disseram que expandiriam a sua colaboração em outras áreas. Mais especificamente, a partir do final de 2019, onde a PSA começará a fornecer uma carrinha do segmento C para a Toyota, com vista no mercado europeu.

O modelo ainda sem nome, será construído na fábrica da PSA em Vigo, que actualmente monta a Peugeot Partner e Citroën Berlingo, entre outros modelos. Isso provavelmente significa que será baseado na Partner / Berlingo / Combo de última geração, reveladas no início deste ano.

A PSA e a Toyota já colaboram em veículos comerciais  desde 2012, onde a marca francesa constrói a Proace para a Toyota na fábrica de Hordain, na França.

As duas empresas disseram que o objectivo do aprofundamento da colaboração é beneficiar “do desenvolvimento e optimização do custo de produção”, com a Toyota participando nos custos de desenvolvimento e investimento industrial, para o futuro veículo comercial.