Uma visão aprofundada ao novo Mazda 3

Mazda 3

Descrito como o “nascer de uma nova era”, este novo Mazda 3 é um veículo importante para a Mazda, pois é o primeiro carro a usar a arquitectura Skyactiv-Vehicle e o novo motor a gasolina Skyactiv-X. Este último possui um sistema SCCI (Spark-Controlled Compression Ignition) que promete combinar os melhores atributos dos motores a gasolina e diesel.

Mazda 3

Interiores e Exteriores

Colocando estas novidades de lado por um momento, o Mazda3 tem uma nova interpretação da linguagem de design Kodo da empresa. A marca diz que tem um “movimento único” extremamente simples na sua forma geral, além de ser elegante e expressivo.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Tanto o sedan como o hatchback apresentam um design evolutivo, mas o sedan é a verdadeira estrela do show, já que adopta uma série de dicas de estilo do conceito Vision Coupe. Começando na frente, podemos ver uma grelha proeminente com asas cromadas que fluem em faróis delgados. Indo mais para trás, temos uma carroçaria fluida e dinâmica. A parte traseira também é bem desportiva, contando com luzes traseiras esbeltas e um sistema duplo de escape.

Enquanto o estilo exterior é evolucionário, as mudanças interiores são mais significativas, uma vez que a cabine é mais sofisticada do que sua antecessora. A Mazda manteve-se fechada sobre detalhes específicos, mas a empresa adoptou uma abordagem “menos é mais” que resultou em um design minimalista.


Os principais destaques incluem um volante de três raios, um sistema de infotainment independente de 8.8 polegadas e um painel com materiais de qualidade e acabamentos cromados.

Entre as outras mudanças estão um volante telescópico melhorado que agora possui um movimento adicional de 10 mm. O braço central também foi alongado.

Motorização e tracção

Sob o capo, haverá uma variedade de motores diferentes, dependendo do mercado. A Mazda não mencionou as especificações, mas confirmou que haverá motores a gasolina de 1.5, 2.0 e 2.5 e um diesel de 1.8 litros. A empresa não mencionou o deslocamento de seu motor Skyactiv-X, mas irá trabalhar com um novo sistema híbrido M que “suporta maiores ganhos em economia de combustível e alcança níveis mais altos de prazer de condução e respeito pelo meio ambiente”.

Na frente dinâmica, o Mazda 3 terá a opção de um sistema de tracção nas quatro rodas i-Activ melhorado que funciona em conjunto com o novo sistema G-Vectoring Control Plus da empresa que recentemente estreou no CX-5. O carro também adopta uma nova suspensão MacPherson na frente e um novo braço de torção na traseira.

A Mazda diz que estas e outras mudanças, permitem que o carro acelere, vire e trave de uma maneira que “pareça natural e intuitiva, como uma ferramenta que você usa há muitos anos”.

Tecnologias de Segurança

Passando para a segurança, o Mazda 3 oferece uma variedade de sistemas de assistência ao condutor, como o Front Cross Traffic Alert, que usa radares laterais para detectar veículos que se aproximam em cruzamentos cegos. O carro também pode ser equipado com um sistema de apoio ao cruise control e tráfego que pode acelerar automaticamente, travar e dirigir o carro durante os engarrafamentos.

Por último, mas não menos importante, os engenheiros desenvolveram um novo sistema que usa uma câmara infravermelha para monitorizar o condutor e determinar se ele está sonolento ou distraído. Se o sistema determinar que o condutor se tornou “perigoso”, soará um alerta audível.

Relacionados com esta noticia

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notificar de