A BMW e a Porsche, revelaram um protótipo de carregador ultra-rápido para carros eléctricos, com este protótipo, as marcas alegam que conseguem em apenas 3 minutos, dar uma autonomia de 100 km e em 15 minutos, capacitar o carro de uma autonomia superior a 80% da sua carga total.

Para já, existe apenas um carregador ultra-rápido e encontra-se em Jettingen-Scheppach, na Alemanha. O carregador de 450 kW é aberto e gratuito para qualquer carro, com a versão Tipo 2 do Sistema de Carregamento Combinado internacionalmente difundido.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Infelizmente, a tecnologia actual dos carros eléctricos não é capaz de acompanhar tamanha velocidade de carregamento, pelo que, só nos próximos modelos das marcas, é que esta feature irá ser implementada. No caso da BMW, espera-se que esta surja com o crossover iX3, que terá uma bateriaa de 150 kilowatts, quando for lançado em 2020.

Para que os veículos de suportem o aumento de carga total, a Porsche usou um sistema de arrefecimento que mantém as células da bateria numa temperatura constante, enquanto que os cabos de carga também são arrefecidos. A Siemens forneceu uma fonte de energia de tensão eléctrica mais alta, para assim, testar os limites do choque de energia.

Manter os tempos de carregamento baixos, é visto como um dos grandes obstáculos à massificação dos veículos eléctricos. A Tesla tem trabalhado no problema há anos, conseguindo actualmente uma carga de 80% em cerca de meia hora, através dos seus super-carregadores.

Este parece ser um problema tão difícil de ultrapassar, que a marca planeia construir restaurantes e zonas de lazer, junto dos seus carregadores, para dar às pessoas, a possibilidade de esperarem confortavelmente, enquanto os seus carros carregam.