Cada vez existem mais projectos para tentar arranjar combustível alternativo ou mesmo formas de se conseguir usar o menos possível, sendo que recentemente, um projecto luso-galaico, mostra-nos que existe um potencial energético usando o resultado das podas nas Vinhas. Parece que mais se pode extrair das vinhas que apenas vinho.

Na região norte do pais, existem aproximadamente 88 mil hectares de vinha, cujo material produzido pela poda, poderia ser suficiente para gerar o equivalente a 22 milhões de litros de gasóleo em energia por ano, segundo Duarte Alvez da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), é um dos quatro parceiros portugueses no projecto transfronteiriço Biomasa-AP, que é liderado pela Energy Lab, que estudo para além das vinhas, a utilização das podas de kiwi para o mesmo efeito, embora esta ultima ainda se encontre a ser analisada neste projecto. Só no norte é onde se encontra quase metade da produção do kiwi.

 

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Galegos e portugueses estão a trabalhar em conjunto desde 2017, para tentar aproveitar este potencial energético e deverão fechar os estudos no final do próximo ano.

Dos materiais da poda, a estilha por exemplo, pode ser queimada em caldeiras, para aquecimento, fazendo com que já aqui se poupe em combustível. A ideia será, numa segunda fase, poderem ser usadas sob a forma de paletes, para uso doméstico. A melhoria destes biocombustíveis prevê, nomeadamente, a incorporação de aditivos que permitam o vinho melhorar as suas características de combustão.