Alinhar a direção, é uma operação de manutenção que faz parte da rotina de manutenção de um automóvel. É um dos pontos verificados durante a IPO e o desalinhamento da direcção, contribui para o desgaste prematuro de alguns componentes do carro.

O alinhamento da direcção, não passa apenas por alinhar as rodas, é verificado o camber, a convergência, ou divergência, das rodas, assim como o avanço.

O alinhamento, deverá ser precedido da calibragem das rodas, para que este seja o mais preciso quanto possível.

Alguns termos importantes:

A convergência/divergência: Chama-se convergência, quando o ajuste das rodas, é mais fechado na extremidade dianteira do que na traseira. Por oposição, a divergência é o inverso.

camberÉ o angulo de inclinação das rodas em relação ao eixo vertical. Este é determinado pela inclinação da parte superior da roda, podemos ter um camber positivo ou negativo, dependendo se a roda se encontra para dentro ou para fora do veículo.

Se o camber for positivo, o desgaste do pneu irá ocorrer na lateral externa do pneu. Se for negativo, o desgaste será no lado interno

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

O que pode provocar o desalinhamento da direcção?

Aqui os factores são variados, podemos desalinhar a direcção ao embater com uma roda num passeio, ao passar num buraco com mais velocidade, caso os pneus já se encontrem demasiado desgastados, também poderão contribuir para o desalinhamento da direcção.

Estes são alguns dos factores, que podem levar a que a direção de um carro fique desalinhada.

Caso sintam que o carro começa a puxar para um dos lados, quando este tem as rodas direitas, é então o momento de irem alinhar a direcção do vosso carro.

O alinhamento da direção, consiste na formatação da geometria dos elementos, de acordo com as especificações do construtor.

Um alinhamento da direção preciso, pode implicar o uso de ferramentas e procedimentos específicos, que podem variar, dependendo da marca do carro.