A empresa francesa de tecnologia, Stanley Robotics, está a preparar um serviço de estacionamento totalmente autónomo, que será testado no aeroporto de Gatwick em Londres, a partir de Agosto deste ano.

O projecto, promete optimizar em 30%, o número de lugares, no já superlotado estacionamento de longa permanência de Gatwick.

A ideia por de trás do Robot Stan, é simples. Os condutores estacionarão os seus carros dentro de uma área de desembarque, onde usarão um um ecrã, para validar o estacionamento.

 

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Uma vez feito isso, o dono simplesmente trava o carro e leva as chaves com ele. Em seguida, o robot, aproxima-se do carro e coloca uma rampa tipo empilhadora, debaixo do veículo, que o levanta e em seguida, move-o para um lugar de estacionamento, usando sistemas de navegação GPS de nível militar e diversos sensores.

Isto não quer dizer, que o robot, estaciona melhor do que um humano, apenas utiliza melhor o espaço utilizado, pois após o carro ser estacionado, não é necessário garantir o espaço, para a entrada e saída do ocupante.

Com essa poupança de alguns centímetros por carro, estima-se que os lugares de estacionamento, poderão ser optimizados em 30% do seu espaço total.

Este sistema deve ser testado no estacionamento de longa permanência da Zona B de Gatwick, onde 270 lugares serão reservados para testes. Se for bem-sucedido, o robô em forma de torradeira, poderá estender os seus serviços para as Zonas C e D desse aeroporto.

Nós somos a favor deste tipo de sistema em centros comerciais e espaços públicos, pois para além de não apanharmos nenhum imbecil a a ocupar dois lugares, não corremos o risco, de chegar ao nosso carro e este estar danificado.