A temporada do WRC começou na semana passada com o rali de Monte Carlo, mas os órgãos da FIA e do WRC já estão a pensar no futuro e sugerem que os carros até 2022, sejam alimentados por fontes de
energia alternativas.

O presidente da FIA, Jean Todt, chegou a admitir que estava frustrado com o progresso lento e chegou a culpar os fabricantes. “É uma grande frustração para mim, não ver que a mobilização se evoluiu em pelo menos, alguma hibridação nos carros de rally”.

 

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

“O motivo, é que as pessoas que estão lá para administrar o negócio me dizem que os fabricantes não o querem. Eles não querem mudar o regulamento”.

O automobilismo, é visto como um palco para a estreia de novas tecnologias, no entanto, é um pouco estranho que o WRC ainda não tenha enveredado pelo caminho da electrificação.

Dado que os principais fabricantes do WRC (Hyundai, Ford, Toyota e Citroën), têm planos de produzir carros com tecnologia híbrida ou eléctrica, estes ainda não demonstraram interesse em passar essas tecnologias, para os seus carros de WRC.

No entanto, a principal razão pela qual ainda não vimos muito no avanço tecnológico nos carros WRC, é porque o corpo directivo da prova, implementa um ciclo de homologação de cinco anos, onde o actual termina em 2021.

Isso significa, que os detalhes e os regulamentos preliminares, para a próxima geração de carros, serão revelados ainda este ano.

É claro que os fabricantes querem introduzir de alguma forma as suas tecnologias híbridas ou eléctricas nos seus carros de WRC, mas a questão principal, é a forma como ela será feita, se passará pelos construtores decidirem, ou se será, algo imposto pela FIA.

A meu ver, a próxima geração de carros do WRC, pode ser a mais rápida de sempre, mas a que custo? Poderá ser a electrificação, a morte dos rallys tal como os conhecemos?

O que é um rally sem o barulho dos carros a ecoar pelas montanhas, sem os rateres e sem a emoção que todos esses elementos provocam no público? Queremos saber a tua opinião sobre este assunto e se concordas, ou não com esta evolução dos carros de rally.