Já aqui falámos muito sobre pneus, os tipos de pneus que existem e como podem ver as suas características, mas um tema que nunca abordámos, foi como efectuar a troca de um pneu em caso de furo.

Por isso mesmo, elaborámos um guia com todos os passos que devem seguir, para que esta tarefa seja feita de forma mais simples e segura.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

  1. ENCONTRAR UM LOCAL SEGURO
    Assim que se aperceberem que têm um pneu furado, não travem ou virem abruptamente. Lentamente, reduzam a velocidade e parem em segurança numa zona plana.

    Um estacionamento vazio, é o local ideal, pois não existe tráfego, o que não compromete a vossa segurança.
  2. LIGUAR AS LUZES DE PERIGO (quatro piscas)
    Assim que notarem que precisam de imobilizar o veículo, liguem as luzes de perigo, para assim, alertar os outros condutores de que irá fazer uma manobra de paragem.

    Caso se encontrem numa via com circulação, deverão colocar ainda o triangulo sinalizador e vestir o colete reflector.
  3. TRAVAR O CARRO
    Já com o carro parado, deverão aplicar o travão de estacionamento, de forma a imobilizar o carro.

    Poderão ainda, colocar uma cunha por baixo das rodas, para evitar que o carro deslize quando o levantarem.

    Caso estejam a trocar um pneu traseiro, coloquem a cunha nas rodas da frente, caso estejam a trocar uma das rodas frontais, esta deverá ser colocada nas rodas traseiras.

    Como cunha, poderão utilizar uma pedra com um tamanho adequado que encontrem na beira da estrada.
  4. RETIRAR A COBERTURA OU A TAMPA DA RODA
    Se o vosso veículo tiver uma tampa a cobrir as jantes, devem remove-la, de forma a acederem às porcas que seguram a jante.
  5. ALIVIAR AS PORCAS
    Usando a chave de bocas, devem fazer girar as porcas no sentido anti-horário, até quebrarem a resistência.

    Este é o passo que exige maior esforço, pois com o tempo, as porcas podem ficar oxidadas, o que dificulta a sua remoção.

    Para ajudar, podem utilizar o pé para forçar o alivio das porcas. Este passo, deve ser feito sempre com o carro ainda no chão e apenas devem soltar as porcas, em cerca de 1/4 do seu aperto.
  6. COLOCAR O MACACO SOB O VEÍCULO
    O lugar correcto para colocarem o macaco, é geralmente, ao lado do pneu que estão a tentar trocar. As marcas, moldam a zonas especificas de encaixe, de forma a ser perceptivel o local da sua colocação.

    Caso não encontre esse local e para evitar danos no veículo, siga as instruções de colocação do macaco, no manual do carro.
  7. SUBIR O CARRO COM O MACACO
    Com o macaco devidamente posicionado, elevem o veículo até que o pneu que querem remover, esteja a cerca de 15 cm acima do solo.

    Nunca coloquem qualquer parte do vosso corpo sob o veículo durante ou depois, de o levantar com o macaco.

    Caso parem numa zona de terra batida, ou arenosa, poderão colocar um pedaço de madeira sob o macaco, para que este não se enterre.
  8. REMOVER AS PORCAS DE SEGURANÇA
    Agora é tempo de remover as porcas de segurança e dado que já as aliviaram, devem ser capazes de as remover à mão.
  9. REMOVER O PNEU DANIFICADO
    Segurando o pneu, puxem-no suavemente na vossa direção, até que esteja completamente livre, do cubo que se encontra por trás dele. Coloquem o pneu de lado para que ele não role.
  10. MONTAR O PNEU DE REPOSIÇÃO
    Agora coloquem o pneu sobressalente no cubo, alinhando a jante com os buracos onde vão ser inseridas as porcas de segurança.
  11. APERTAR AS PORCAS DE SEGURANÇA COM A MÃO
    Coloquem as porcas novamente e apertem-nas com a mão. Não as devem apertar na totalidade, deixando cerca de 1/4 do seu aperto por fazer.
  12. BAIXAR O VEÍCULO E APERTAR AS PORCAS DE SEGURANÇA
    Usem o macaco para abaixar o veículo, o pneu sobressalente deverá apenas repousar no chão, não deverão baixar o carro na sua totalidade e o pneu, deve estar apenas em contacto com o solo.

    Com o carro no chão, aperte as porcas tanto quanto possível, no sentido dos ponteiros do relógio.
  13. BAIXAR O VEÍCULO COMPLETAMENTE
    Com as porcas já apertadas, é tempo de baixar o carro na sua totalidade e remover o macaco.

    Aqui, podem dar mais um aperto nas porcas, para garantir que estas ficaram bem presas.

    O pneu já se encontra trocado, deverão retirar as cunhas colocadas inicialmente e seguir viagem.