Dizem que o Outono é a estação favorita dos Petrolheads, no entanto, esta é também a estação que trás as primeiras chuvas. O que faz com que muitas vezes, tenhamos que substituir alguns componentes dos carros, para enfrentar o tempo mais adverso.

Um desses componentes, são as escovas dos limpa vidros, que com o sol e o calor do verão, tendem a sofrer um desgaste mais acentuado. Um dos primeiros sinais de que este componente precisa de ser trocado, é uma deficiente limpeza do vidro.

No entanto, um dos motivos que mais leva à sua troca, é o barulho que estas tendem fazer durante o seu funcionamento. Mas será este um sinal de desgaste, ou apenas de falta de manutenção? Pois bem, hoje vamos ficar a conhecer algumas dicas, para eliminar aquele barulho irritante dos limpa vidros.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Limpar as escovas

Durante o verão, as escovas dos vidros vão ganhando poeira e sujidade, que se não for removida, comprometem o seu bom funcionamento. Para as limpar, utilize um pano molhado com algum liquido de limpeza (ex: lava loiça), para ajudar a remover a sujidade. Esfregue até esta ser toda removida.

Limpar o vidro

Por vezes, o problema não está na escova mas sim, na superfície de contacto. O vidro tende a ganhar gorduras o que acabam por dificultar o trabalho das escovas dos limpa vidros.

Para limpar o vidro, utilize um produto próprio sem amoníaco e um pano micro-fibras. Caso prefira os truques mais caseiros, pode sempre utilizar vinagre branco ou até mesmo bicarbonato de sódio, que deverá espalhar num pano húmido e esfregar no vidro.

Utilizar líquido de limpeza do para-brisas

O que muitas vezes leva ao barulho das escovas, é a falta de hidratação da borracha, por isso mesmo, utilize um liquido indicado para limpeza do para-brisas e vá borrifando o vidro regularmente, de forma a que as escovas funcionem e mantenham a borracha hidratada.

Este passo, para além de manter o vidro mais limpo, faz com que as escovas durem mais tempo, não levando à danificação das borrachas.

Dica Bónus

Caso tenha experimentado todas estas técnicas e mesmo assim os barulhos irritantes persistam, estes podem estar relacionados com a incorrecta colocação da borracha sobre o vidro.

Se por algum motivo, a superfície de contacto da borracha, não se encontrar bem alinhada com o vidro, a deslocação da borracha irá fazer barulho. Para tal, com bastante cuidado, deverá alinhar novamente a escova no vidro. Caso não se sinta à vontade para fazer este passo, dirija-se a um mecânico e explique a situação. Não deve forçar o braço do limpa vidros, pois este é frágil e pode danificar com alguma facilidade.