É fácil esquecer que um dia, a Mitsubishi já foi corajosa o suficiente, para oferecer uma Lancer Evolution IX Wagon, uma carrinha com todo o pedigree de um Lancer Evolution IX. Estas versões, foram criadas apenas para o mercado japonês e encontrar uma fora de terras nipónicas, é bastante raro.

Este exemplar que hoje aqui mostramos, está para venda na Rússia, para onde foi importada há três anos do Japão. Marca cerca de 169.000 km no odómetro, equipa uma transmissão automática de cinco velocidades, uma opção disponível apenas na versão “carrinha” do EVO.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

A presença da transmissão automática, também significa que o motor é proveniente do Evolution VII, um motor de 2.0 litros não MIVEC 4G63, com um turbo mais pequeno, ajustado para obter um binário mais baixo e 270cv de potência.

A Mitsubishi produziu apenas 2.500 exemplares do Lancer Evo IX Wagon, com a grande maioria deles sendo modelos GT-A. Estes vieram com um leve aumento de peso cerca de 70 kg, em comparação com os seus irmãos manuais mais raros.

Esta, foi uma tentativa de apresentar a lenda do Evolution, a um público menos exigente, onde a Mitsubishi removeu o sistema Super Active Yaw Control do Evo de quatro portas e até, ter adicionado bancos dianteiros com reforço lateral menor, para facilitar a entrada e saída do carro. No entanto, o resto do carro continua a ser um Evo, ou seja, um dos carros de desempenho mais capazes do planeta, agora apenas vestido com uma carroceria mais prática.

O Mitsubishi Lancer Evolution IX Wagon, era uma das carrinhas mais capazes do mercado na época, oferecendo um ritmo quase comparável ao de um supercarro.