Mazda

Por anos, os entusiastas chamam por carros desportivos novos da Mazda e, de acordo com um relatório da Jalopnik, um novo carro desportivo da Mazda pode realmente estar no horizonte, mas não terá um motor Wankel.

Mazda

Notícias sobre o carro, de uma fonte não identificada ligada à Mazda, afirma que o carro desportivo RX-9 contará com um motor Skyactiv-X turbo, que pode produzir entre 350 e 450cv. Inevitavelmente, o carro seria de tracção traseira e pode ser o rival perfeito para o novo Toyota Supra.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

A Mazda confirmou no ano passado que estava no meio do desenvolvimento de um novo motor inline six com a tecnologia Skyactiv-X. Parece que os executivos da Mazda decidiram que faz mais sentido financeiro colocar esse motor num carro desportivo novo do que desenvolver um novo motor Wankel que provavelmente não seria tão eficiente.

Em Outubro do ano passado, o designer-chefe da Mazda, Ikuo Maeda, admitiu que a Mazda poderia ser vista como irresponsável por lançar um “carro de desempenho com motor Wankel em um mundo cada vez mais focado em veículos eléctricos e híbridos eficientes”. Um inline six turbo poderia ser o meio perfeito, com base de desempenho e eficiência para um carro desportivo novo, mesmo que esse modelo abandone um motor como todos os seus antecessores já usaram.

Mazda

Nenhuma menção é feita no relatório sobre quando o novo carro desportivo Mazda em questão pode chegar, mas provavelmente está a alguns anos de chegar ao mercado. Basta dizer que, se a Mazda usar um motor de inline six para seu carro desportivo, provavelmente não usará o sufixo ‘RX’ em seu nome.