A EP Tender, é uma startup francesa, que decidiu desenvolver uma solução para um problema relativamente novo. Esta startup, criou um atrelado que serve como um range extender, ou se quisermos, uma power bank para os carros eléctricos.

A ideia, surge na necessidade de dar um maior alcance a carros eléctricos, que foram pensados para utilização em meio urbano. Com esta solução, a empresa uma maior praticabilidade ao carro eléctrico mesmo que, de forma temporária.

Cada reboque, equipa uma bateria de 60 kWh. A ideia, surgiu tendo em conta as épocas de férias, pois caso uma familia tenha apenas um carro eléctrico citadino, viagens mais longas, acabariam por ser um tormento no que toca à logística de carregamentos.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

A ideia inicial, passava por ter uma espécie de gerador no reboque, que seria alimentado a gasolina e produziria a electricidade necessária para alimentar as baterias do carro.

No entanto, com a baixa do preço das baterias, a startup francesa, decidiu coloca-las directamente no reboque, para que, estas possam ser carregadas como se de um carro se tratasse.

O EP Tender, está disponível através de subscrição e custa 40€ por ano e basta ter um gancho de reboque para que o possa utilizar. Actualmente, já existem diversos postos, onde é possível fazer o levantamento do reboque, no entanto, este serviço ainda só está disponível em França.

A genialidade desta ideia é que ela, permite que as compras de carros eléctricos sejam mais pragmáticas e realistas. Pois se vamos utilizar o nosso carro 90% das vezes em meio urbano, valerá a pena o investimento num carro de maior autonomia?

Com esta solução, conseguimos ter mais autonomia, por um preço mais baixo, pois quanto maior for a autonomia de um carro, maior é o seu preço.

A desvantagem desta ideia, é a necessidade de transportar um reboque que dá uma aparência idiota ao carro e faz com que exista um maior cuidado na condução. Mas este é um pequeno preço a pagar, quando na verdade podemos poupar bastante dinheiro.