À medida que fico mais velho e o tempo e paciência para jogar começam cada vez mais a ser menos, lembro-me dos tempos de adolescente, que para além de jogar futebol na rua com os amigos, os jogos de corridas nas primeiras consolas faziam parte do que gostávamos de jogar, juntamente com o bichinho por carros desportivos, rally e etc.

Sem dúvida que ao longo dos anos a paciência que ainda tenho para jogar, é canalizada sempre para jogos de corrida e simuladores. Assim sendo, deixo aqui o meu Top 5 de jogos que, de uma forma ou de outra, marcaram.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

5 – Grand Prix

Sinceramente já não me lembro se foi o Grand Prix 3 ou outro, mas tenho ideia de ter sido o 3. Este foi o primeiro contacto com um jogo muito bom de F1, a experiência anterior tinha sido o Super Monaco GP na Master System 2 (Loucura :P).

Foi sem dúvida um dos jogos de Formula 1 que mais gostei e foram muitas as horas passadas a tentar melhorar e estudar a melhor estratégia de paragens nas boxes. Bons gráficos para a época e mesmo hoje, podemos dizer que envelheceram bem.

4 – Rally Championship

Este foi o meu primeiro contacto com um jogo de Rally e que me fez apaixonar por este tipo de jogos. Foram muitas horas passadas a evoluir, tentar evitar bater de noite contra rolos de pinheiros cortados, para não ficar sem faróis dianteiros e sem forma de poder ver o que se passava a frente, para conseguir terminar em primeiro lugar.

Acho que é um dos jogos que se pode dizer que envelheceu bem, mesmo sendo de fins de 1999, este jogo tinha a particularidade de estar totalmente em Português e ser narrado pelo Pedro Matos Chaves.

3 – Colin McRae Rally 04

Como todos os outros, foram muitas horas, mas acho que o que marcou mais este jogo para mim, foi a quantidade de colegas de escola que jogavam e as horas que nós passávamos a volta do PC, vez a vez, a tentar bater o recorde do outro. Os carros de eleição do pessoal eram o Citroen Xsara WRC e o MG ZR EX258.

Em casa, os 2 carros de eleição, apenas para divertimento, eram o Citroen 2CV Sahara e a Ford Transit Replica Rally Van. O 2CV era aquele carro que quase se fazia o percurso todo “pé na chapa”, enquanto que a Ford Transit era apenas para ver o conteúdo da carrinha a abanar todo.

2 – Assetto Corsa

Foi a primeira vez que comprei um jogo deste género em Early Release, logo das primeiras versões disponíveis na Steam, que me deixou a pensar que o dinheiro tinha sido mal gasto. As primeiras versões de desenvolvimento estavam ainda muito longe do que o jogo se tornou, mas valeu a pena a espera e as dores de cabeça a testar o jogo.

De todos os aspetos possíveis, foi e ainda é, um grande jogo com bons gráficos e um motor de física muito bom. Custou bastante habituar-me a ter que ter atenção a mais pormenores da pista e carros, para evitar em curva perder o controlo do carro.

Claro está, comprei a Early Release do novo Assetto Corsa Competizione assim que ficou disponível e elevou este jogo a um novo patamar.

Menções honrosas

Antes de deixar aqui o meu numero 1, vou deixar alguns jogos, alguns mais antigos e outros nem tanto, que acabaram por influenciar o meu gosto por jogos de corridas e por saber mais sobre carros.

São eles:
– Street Rod (1989);
– NFS Underground 2;
– DiRT Rally;
– Gran Turismo 6

1 – Gran Turismo 5

Na minha opinião, este foi e ainda é, a melhor versão Gran Turismo que a Polyphony fez. Com mais de 1000 carros e 77 pistas, este jogo era o mais perto que podíamos chegar de uma pista real, não só através do programa que levou pilotos de sofá a poderem tornar-se pilotos profissionais, como pelos gráficos e detalhes dos veículos, que para a época em que foi lançado eram muito bons.

Não deixar de dizer que as versões anteriores do GT, foram todas elas muito boas, mas para mim, esta foi a que me marcou mais.

O GT5 tinha as provas de 24h, com duração de 24h, algo que foi retirado no GT seguinte. E por falar nisso ainda tenho Le Mans para terminar.

Este foi o jogo que mais explorei os carros e pistas para conseguir extrair o máximo de informação e as conseguir fazer no menor tempo possível. Foi esta a versão que me “obrigou” a comprar o meu primeiro volante.

Próximos a explorar

Na lista fazem parte, o novo Assetto Corsa Competizione(explorar mais), DiRT Rally 2.0 e RFactor2. Possivelmente mais vão aparecer na lista, mas neste momento, serão estes.

Agora que deixei a minha lista do meus top 5 jogos, qual a vossa? Que jogos, dentro deste género aconselham a experimentar?