Todos nós já ouvimos dizer que o carro “fugiu de frente”, mas o que quer na realidade dizer isso? O termo técnico, é sub-viragem ou understeer, se quisermos usar o termo em inglês.

Este efeito, acontece quando entramos numa curva com demasiada velocidade e ao contrário do que muita gente pensa, isto não acontece só com carros de tracção frontal, pois acontece com qualquer tipo de carro, independentemente da sua força motriz.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Felizmente, não precisamos de diversas técnicas de condução elaboradas, nem de ser um piloto profissional, para sair de uma situação de understeer, pois a técnica é bastante simples e resulta com qualquer carro.

Sempre que entramos numa curva com demasiada velocidade e viramos as rodas, a inércia vai fazer com que o carro siga em frente, independentemente para onde estão a apontar as rodas. Isto acontece mais em pisos onde a aderência é menor.

Para corrigir uma situação destas, temos que travar antes da curva ou até mesmo dentro da curva, manter o carro balanceado, apontar as rodas para a direcção que queremos seguir e acelerar, tirando o carro da direcção que está a seguir.

Na teoria parece ser algo muito complicado, mas na verdade, é bastante simples, apenas precisamos de ter alguma calma e reacções rápidas quando confrontados com uma situação de understeer.