Neste momento vivemos numa sociedade que, fazendo a escolha racional, opta normalmente na altura de comprar um carro, por uma carrinha quando tem uma família, ou por hatchback. Quando as posses são maiores, as pessoas por vezes ainda equacionam um jipe. Mas quase ninguém opta por um desportivo.

Isto faz com que quando uma pessoa possui um carro desportivo sobressaia do resto da multidão. E isso não é mau. Muitas pensam que a compra de um carro desportivo é apenas uma questão emocional, mas a verdade, é que os mesmo oferecem vantagem que outro tipos de veículos não têm. Entre elas estão:

Dinâmica de condução – estes carros são criados com optimizações que favorecem a agilidade e comportamento em estrada, ao qual os outros veículos, por razões do preço de mercado, simplesmente não conseguem igualar. Assim quando uma pessoa conduz um carro desportivo nota logo a diferença a nível de aceleração, travagem e curva, ficando sempre com uma impressão positiva na altura de sair do banco do condutor.

São bonitos – um carro desportivo tem a capacidade de facilmente virar cabeças. Normalmente com linhas atraentes, fazem parecer muitos outros carros, aborrecidos. Não é exactamente a vantagem mais importante no momento da compra do carro, mas ajuda a decidir. Muitos desportivos, até são bastante práticos, conseguindo ser carros para usar no dia a dia. Diga lá que não seria bom levar os seus filhos à escola num Porsche 911?

Valor Residual –  no momento em que um carro sai do concessionário, o mesmo sofre uma enorme desvalorização. Aliás é a maior que o carro tem, numa janela temporal tão pequena. No entanto os carros desportivos, tendem a segurar o seu valor durante mais tempo, do que um carro dito normal. E para acrescentar a cereja no topo do bolo, se for sortudo e escolher o carro certo, pode acabar com um clássico, onde nesse caso o carro começa a valorizar em vez de desvalorizar.

O possuir um – os carros dizem muito sobre quem os conduz. Aqueles que gostam de passar despercebidos, normalmente optam também por um carro que passe despercebido no meio da multidão. Aqueles que são mais expressivos, normalmente também optam por meios de expressar a sua maneira de ser, mostrando a sua individualidade através daquilo que fazem, são, e conduzem. Neste último ponto os carros desportivos, ajudam as pessoas a mostrar que abordam a vida de uma maneira diferente.

Divertimento – os carros desportivos têm uma certica mística que os envolve e que por vezes é dificil de explicá-la. A atenção que designers dos carros desportivos têm com os detalhes, mecânicos e visuais, fazem com que a oportunidade de possuir um, seja uma oportunidade de prestar tríbuto a quem os construir estas belas maquinas. E admitamos, o que poderá ser mais divertido do que conduzir um carro desportivo numa estrada sinuosa?