A Mercedes-Benz revelou ontem o autocarro do futuro, um autocarro autónomo com o sistema CityPilot capaz de conduzir sozinho por cerca de 20km em ambiente urbano. O autocarro é a visão da Mercedes para o futuro dos transportes urbanos, para tal utiliza câmeras, radares e encontra-se conectado a uma base de dados que o ajuda a conduzir-se a si mesmo.

O sistema CityPilot usa tecnologia já usada pela Mercedes à dois anos em sistema de camiões autónomos usados em auto estradas. A versão de cidade é usada para navegar em áreas bastante movimentadas, com bastantes pessoas, é capaz de reconhecer pessoas, obstáculos até mesmo as cores dos semáforos conseguindo mesmo comunicar com eles.

Este veículo consegue ainda navegar em túneis, travar sozinho, abrir e fechar as portas sozinho e tem uma velocidade máxima de 70 Km/h.

Prova de conceito

Como prova de que este sistema realmente funciona, a Mercedes tem testado o autocarro autónomo na Holanda, num percurso com cerca de 20km, entre o aeroporto de Schiphol em Amesterdão e a pequena localidade de Haarlem, neste percurso o autocarro encontra, curvas, túneis e semáforos.

A Mercedes diz que o motorista só toma o controlo quando o veículo encontra trafego vindo no sentido contrário, o que vai de encontro com as leis locais.

O autocarro autónomo é baseado no Mercedes Citaro que mede cerca de 12 metros e é um dos modelos mais usados em diversas cidades Europeias. O interior deste autocarro foi completamente redesenhado e prima por um espaço bastante aberto, bancos especialmente desenhados e um design acima de tudo futurista. Tudo isto serve para melhorar a qualidade e o tempo que o passageiro passa nas viagens.