A Volkswagen pondera seriamente a criação de um Passat desportivo. A empresa convidou a Motor Authority a visitar o seu estúdio de design e avançou alguns pormenores sobre a criação de um Passat desportivo.

Segundo os relatórios este Passat desportivo irá ser caracterizado por um spoiler, um painel de tejadilho preto e uma frente com detalhes em vermelho inspirada no GTI. No interior destacam-se os detalhes em fibra de carbono, acabamentos em preto entre outros extras.

Os executivos da marca ainda não decidiram qual o motor que irá equipar o Passat desportivo, existem três opções em cima da mesa, um 1.8 litros turbo já oferecido no Passat standard, um 3.6 litros v6 ou ainda um 2 litros turbo que se encontra instalado no GTI.

É importante reparar que o Passat desportivo é apenas um projecto de design criado pela Volkswagen Americana, e ainda não foi aprovado pela companhia mãe em Wolfsburg, no entanto este modelo poderá ser adicionado à gama se a marca assim o entender.

Déjà vu

A ideia de um Passat de alta performance não é nova, em 1977, a Volkswagen equipou o Passat com um 1.6 litros de 4 cilindros vindo do Audi 80 GTE e passou a ter a designação de GTI. O passat GTI de 110cv ganhou ainda pneus mais largos e uma suspensão mais rígida. Este protótipo foi testado nas estradas mas o projecto foi cancelado pelo antigo patrão da marca, Toni Schmücker, que acreditava que o conceito do Passat não se destinava a receber um motor tão potente.

Esperemos que a mentalidade dos executivos da Volkswagen tenha mudado, pois um Passat desportivo poderá ser uma lufada de ar fresco, para ser ouro sobre azul, é esperar que este passat traga tracção traseira.