Existem inúmeros motores capazes de gerar tanta potência que acabam por nos deixar completamente estupefactos, olhemos por exemplo o caso da volvo que com um pequeno 2 Litros de 4 cilindros conseguiu criar um motor completamente do outro mundo.

Mas nos dias que correm e devido às limitações ecológicas, existe um tipo de motor que poderá ter os dias contados, considerado como o pináculo dos motores de combustão, falamos do 12 cilindros mais conhecido por V12.

Este motor já deu vida a diversos tipos de carros, desde supercarros, a luxuosos Gts, descapotáveis glamurosos, até mesmo a uma data de SUVs. Mas com a era dos turbos e dos híbridos, os V12 especialmente na sua forma naturalmente aspirada são cada vez mais raros.

Estes são algumas marcas que ainda usam o V12 nos seus modelos.

[espro-slider id=1647]

A questão que se coloca, não é ate quando é que o V12 vai manter o seu legado, mas sim em que forma é que vai ser. Com a Mercedes, Aston Martin, Pagani, BMW e Rolls-Royce a optarem pelos turbos enquanto que a Ferrari implementa sistemas híbridos, a Lamborghini mantém-se como a única marca a usar V12 atmosféricos na sua forma natural.