Em determinada altura os nosso fiel companheiro de viagens tem que ser trocado, mas como é que sabemos que esse momento chegou? Confira aqui os 5 motivos pelos quais muito provavelmente estará na altura de trocar de carro.

1. ASPECTO

Com o passar do tempo as marcas de uso vão-se fazendo sentir num automóvel, quer sejam elas exteriores ou interiores. Na parte de fora acumulam-se os riscos, as pancadas nas portas e todas as outras marcas de guerra da selva urbana onde o seu veículo batalha diariamente. Na parte de dentro começam os plásticos a ficar gastos e com folgas que resultam normalmente no aparecimento de barulhos parasitas no habitáculo. Se o seu carro já sofre destas maleitas e já não se sente bem por sair a rua com uma sucata, mas compor tudo sai demasiado caro, então está na altura de trocar o seu carro.

2. IDADE

A idade nem sempre é um factor decisivo na troca de um carro, mas se é daqueles que gosta de ter sempre um carro novo a idade é bastante importante, pois a maior curva de desvalorização de um automóvel acontece nos seus primeiros 5 anos de vida, este é um factor bastante importante se não quiser perder muito dinheiro na troca do carro. Caso seja um adepto dos clássicos, aí dependendo dos modelos, quanto mais idade mais valioso o carro se torna.

3. QUILOMETRAGEM

Este é sem dúvida um ponto que gera muita controvérsia, dependendo do tipo de carro, mecânica e da forma que os Kilometros foram acumulados na viatura, este número pode ser decisivo na troca de carro e na desvalorização do mesmo. Quando falamos de carros com cilindradas baixas, citadinos e pouca potência, um carro com mais de 100000km, embora não pareça um número muito alto o carro poderá já acusar algum desgaste mecânico e caso seja esse o seu caso, uma eventual troca de veículo poderá ser uma boa decisão, prevenindo eventuais intervenções mais dispendiosas.

4. PROBLEMAS RECORRENTES

Este é capaz de ser a principal razão pela qual a maioria das pessoas trocam de carro, quando os problemas começam a aparecer o nosso carro acaba por passar mais tempo na oficina do que nas estradas, e aí, as contas vão-se acumulando, caso seja esse o caso, é capaz de ser uma boa altura de mandar o seu carro para a reforma. Mas atenção não podemos confundir problemas mecânicos com manutenções programadas, ou seja, se temos um carro sabemos que em determinada altura existem intervenções de fundo que são necessárias de realizar, tais como, troca de correias, embraiagem ou travões. Caso se pretenda realizar essas intervenções é bom que  esteja seguro que quer manter o seu carro por mais uns anos, caso contrário apenas está a gastar dinheiro para que o próximo proprietário possa desfrutar do carro.

5. CAPACIDADE DO CARRO

Em determinado ponto da nossa vida existe o momento em que a capacidade do nosso carro deixa de ser suficiente, quer seja por motivos profissionais ou pessoais. Se pretende alargar a família é normal que tenha que largar o seu amigo de quatro rodas e comece a pensar numa solução mais parecida com um monovolume, assumindo o papel de pai de família. Ou poderá sempre relegar o monovolume para a esposa e assim manter o seu veículo de eleição.