De acordo com alguma imprensa, o tão falado Audi RS1 irá ser apresentado no salão automóvel de Genebra em Março do próximo ano.

Em 2014, a Audi declarou que não teria intenção de criar um RS1, deixando assim o Audi S1 como a versão mais potente do membro mais pequeno da família. Mas ao que parece a Audi mudou de ideias e decidiu avançar com mais um modelo para penetrar no mercado tão concorrido dos “HotHatch”.

Ao que parece o Audi RS1 irá pedir emprestado o motor 2 Litros turbo de quatro cilindros, presente no seu irmão mais velho S3 e no Volkswagen Golf R. A ser verdade o pequeno endiabrado da Audi irá debitar cerca de 300cv, bem mais que a versão actual do S1.

Tudo isto combinado com o sistema de tracção integral Quattro e com uma caixa de 6 velocidades manual, irão fazer deste RS1 um brinquedo bastante tentador. Visto que este carro é pequeno e leve poderá vir a fazer frente a concorrentes mais potentes e de maior envergadura, como por exemplo o Ford Focus RS ou Civic Type R.

Se a Audi realmente avançar com o RS1 terá que garantir que as vendas não vão prejudicar as do RS3, tal como está a acontecer com a BMW onde o M2 está a por em cheque as vendas do seu irmão mais velho M4.