Nos dias que correm existem carros de design que eu apelido de fita cola. Ora, o que é isto de design fita-cola?
Design fita-cola é o nome que eu dou aos carros que quando são lançados nós gostamos, mas que com o passar do tempo, começam a desgastar-se e a perder piada fazendo com que despertem o apetite de voltar ao stand para escolher um carro novo, tal e qual como a fita cola ao inicio cola mas depois com o passar do tempo vai perdendo a sua cola e temos que a substituir. E eu percebo. As fabricantes têm que vender mais carros, sob o risco de fecharem as portas, mas as vezes levam isto tão à letra, que os carros que supostamente vêm substituir, são mais feios e mais esquecíveis do que aqueles que estavam no mercado. Tudo isto para anunciarem um novo modelo.

No entanto existem carros que mesmo descontinuados são autenticas obras de arte. Podem ser antigos, podem ser recentes, mas marcam a diferença quando são apresentados ao mundo.  Um desses carros é o Alfa Romeo Montreal. Provavelmente um bocado esquecido pela população em geral, é um carro que desperta paixões só de olhar para ele. Desenhado por Marcello Gandini da Bertone, é um carro que grita anos 70, desde o inicio até ao fim. As quase 4000 unidades vendidas deste coupé vinham equipadas com um V8 de 2600cc, debitando 200 cavalos de potência nas rodas traseiras. Com um binário de 234Nm que era tão grande para os carros da Alfa Romeo da altura, obrigaram a marca a ir buscar uma transmissão à ZF de 5 velocidades, pois não possuíam nenhuma capaz de lidar com tanto binário.

Volantes grandes em madeira e pedais juntinhos, fazem parte do que Marcello Gandini nos decidiu oferecer dentro do habitáculo. A banda sonora, acompanha a beleza do carro, e num mundo onde os carros cada vez são mais silenciosos, não há nada como um bom cantor capaz de chegar às 10000 rotações por minuto. Nada como fugir à regra…

Veja a galeria de fotos e o video da petrolicious e diga-nos: Não é perfeito?

[espro-slider id=2075]

 

 

Imagens: Petrolicious, Google