Todos nós temos uma tarefa em comum, lavar o nosso amigo de 4 rodas, mas será que o fazemos da forma mais correcta?

Entre as lavagens vão-se acumulando erros, que ao fim de algum tempo, resultam em mazelas e imperfeições no aspecto do nosso carro. Por isso mesmo, identificamos os 5 erros mais comuns ao lavar o carro.

Lavagens automáticas

O erro mais comum no momento da lavagem de um carro, ocorre quando decidimos levar o carro a uma lavagem automática. Por mais que se pense que os sistemas de lavagens automáticas são bons, na verdade não o são.

Se tiver um carro antigo ou com a pintura em mau estado e não se importa de ganhar mais uns riscos, este sistema não é problema para si.

Mas se é uma pessoa que se preocupa com o aspecto visual do seu carro, então fuja destes sistemas de lavagem.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Usar apenas um balde

Este é outro erro comum quando se lava o carro em casa, usar apenas um balde, pode ser um erro muito grande. Os detritos que ficam no pano são depositados no balde da água com que vamos lavar o carro.

A melhor solução, é usar um balde de água para lavar o pano antes de o voltar a mergulhar no balde.

Deixar cair o pano e usá-lo

Existem pessoas que para além de usarem apenas um balde, ainda deixam o pano cair no chão e voltam a usar. Se deixar cair ao chão o seu pano de limpeza este irá ficar com areias e usa-lo novamente, irá riscar a sua pintura.

Deverá lava-lo muito bem antes de o voltar a usar, de forma a retirar todas as areias e detritos que este possa conter.

O material que usamos

Este é outro aspecto chave numa boa lavagem, o material que usamos. Existem pessoas que não consideram este aspecto importante e acabam por lavar o carro com qualquer farrapo, o que poderá resultar numa lavagem deficiente ou na danificação da pintura. Deverá usar um pano de micro-fibras macio ou algo similar no que toca à textura.

Usar produtos de limpeza errados

Outro erro que por vezes se cometem, é o uso de produtos não apropriados para  a lavagem de um carro. O uso de um produto inadequado poderá resultar no desaparecimento da pintura, em caso mais extremos se usar algum produto mais abrasivo poderá ser mesmo por em causa a integridade da pintura. Caso não saiba qual o produto que deve usar, informe-se junto dos postos de venda.

Pronto estes são os 5 erros mais comuns ao lavar o carro, e você reconheceu algum dos erros que costuma cometer? Se não ficou convencido veja o vídeo onde o pessoal do Fifth Gear fez o teste.

Vejam ainda: Porcaria de pássaro, a maior inimiga da pintura do vosso carro!