A pergunta é mesmo esta. Sabe ler toda a informação constante nos pneus do seu carro? Este post contem toda a informação que necessita de saber antes de escolher um jogo novo de pneus.

Toda a informação lateral dos pneus tem um significado, que por sua vez é muito importante conhecer-se o significado da maioria das siglas e dos números desse rótulo lateral.

  1. Nome do fabricante do pneu

  2. Modelo do pneu

  3. Dimensões do pneu

    1. A primeira dimensão representa a largura do pneu em milímetros, a segunda a altura em percentagem e por ultimo a letra “R” seguida de um número representa o diâmetro do pneu em polegadas.
  4. Índice de carga e de velocidade

    1. Dois números e uma letra que normalmente aparecem. Este índice de carga representa o peso máximo que o pneu pode suportar. Este valor que aparece na legenda do pneu deve ser transformado para kg através de uma tabela que poderá ser pedida ao fabricante do mesmo.
    2. A letra diz respeito à velocidade máxima que o pneu aguenta sem riscos de dano.
  5. Pneus com resistência otimizada

    1. Esta característica é conhecida pela letra “E”
  6. Pneu sem câmara

  7. Homologação

    1. No caso dos pneus continental estes são marcados de acordo com padrões internacionais. Desta forma a sigla “E” aparece dentro de um circulo e o código do país em que tenha sido homologado.
  8. Código do fabricante e data de fabrico

    1. Este código é expresso em semanas em que os dois primeiros algarismos representa o número de semanas e os dois seguintes o ano.
  9. T.W.I:. Tread Wear Indicator (indicador de desgaste do piso do pneu)

    1. Este indicador é uma pequena nervura colocada em vários pontos do pneu numa reentrância. Esta nervura indica uma profundidade de 1,6mm que corresponde à espessura mínima permitida por lei.
  10. País de fabrico