A malta da Autoexpress do Reino Unido, decidiu este mês por lado a lado a aposta mais recente da marca sueca, a V90, com a proposta alemã da Audi, a A6 Avant. Estas maquinas vêm mostrar que o mercado das estates de luxo não está morto e que existe alternativa ao já saturado mercado de SUV’s. Mas qual destas proposta é a melhor?  Com a Jaguar XF Sportbrake descontinuada e a nova Mercedes E-Class Estate ainda alguns meses de distância, a bonita e versátil A6 tem definido o segmento até agora. Vejamos como se comporta contra a nova entrada do segmento.

Espaço interior

As candidatas deviam de ser as rainhas das malas com dimensões que têm, mas a verdade é que ambos têm uma mala mais pequena do que um Skoda Octavia (568 litros). A V90 tem 560 litros de capacidade enquanto que a A6 Avant tem mais 5 litros. Ambos possuem mecanismos para rebater os bancos traseiros a partir da mala e retensores de carga. No entanto a mala da V90 é mais facil de carregar do que a da A6 pois tem um lábio mais baixo e consegue rebater totalmente os bancos ao nivel do chão.

Tecnologia

Neste campo a carrinha da Audi começa a acusar os anos. Por exemplo, o Cruise Control adaptativo é um opcional caro, onde pelo contrário a V90 oferece-o de série. Além do mais, a V90 tem Pilot Assist, que é capaz de guiar o carro até velocidades de 130 quilómetros por hora.

Suspensão
A V90 tem como opção em Portugal uma suspensão a ar adaptativa com um preço de 2 029.50 euros. A mesma opção na Audi tem um valor de 2350 euros.

Os números da AutoExpress

Volvo V90 D4 InscriptionAudi A6 Avant 2.0 TDI ultra S line S tronic 
Preço/Preço carro testado (Inglaterra)
£37,555 (44 661€)/£49,480(58 843 €)£39,375 (46 835€)/£47,195(56 148€)
Preço/Preço carro testado (Portugal)
59 539 € / 65 012€62.310,00 € /

69.865,00 €
Valor residual (depois de 3 anos/58000 km na Inglaterra)
£17,839 (21 224€)/47.5%£16,380(19 488€)/41.6%
Desvalorização£19,716(23 460€)£22,995(27 362€)
Custos anuais com combustiveis (20k/32k quilómetros)£1,349(1 605€)/£2,248(2674 €)£1,352 (1 608€)/£2,253 (2 680€)
Comprimentos/Distância entre eixos
4,936/2,941mm4,943/2,912mm
Altura/Largura1,475/1,895mm1,461/1,874mm
Motor4 cil em linha 1,969cc4 cil em linha 1,968cc
Potência187cvs@4,250 bhp/rpm187cvs@3,800 bhp/rpm
Binário400Nm@1,750 Nm/rpm400Nm@1,750 Nm/rpm
Transmissão/Tração8-velocidades auto/dianteira7-velocidades auto/dianteira
Capacidade combustivel/pneu suplente55 litros/Opção73 litros/Série
Capacidade da mala (bancos não rebatidos/rebatidos)
560/1,526 litros565/1,680 litros
Tara/Carga Máxima/Peso máximo reboque1,696/577/1,800kg1,725/630/1,800kg
Raio de viragem/Coeficiente aerodinânico
11.4 metros/0.30Cd11.9 metros/N/A
0-100/48-112km/h7.3/7.1 seg7.6/7.2 seg
77-129 km/h em 3ª/4ª3.2/4.1 seg2.9/3.9 seg
80-112km/h em 5ª/6ª/7ª/8ª5.1/6.1/8.1/11.1 seg5.8/10.0/23.8 seg/N/A
Velocidade máxima/rpm a 112km/h
225km/h  / 1,500rpm225km/h / 1,400rpm
Travagem 112-0/96-0/48-0 km/h42.0/27.9/8.0m36.7/31.3/8.1m
Ruido exterior/ralenti/48/112 km/h72/51/59/69dB70/43/61/69dB
Consumos medidos pela Auto Express(l/100km) / Autonomia6.2/ 885 quilómetros6.2/1 173 quilómetros
Consumos anunciado urbano/extra-urbano/combinado (l/100km)
5.2/4.1/4.54.9/4.1/4.4
Emissões CO2Medidas/ Anunciadas
166/119g/km167/115g/km
Airbags/Isofix/sensores estacionamento/Camara7/Sim/Opção6/Sim/Sim/Opção
Caixa automática/Sistema de estabilidade/ Cruise control adaptativo /travagem de emergência automáticaSim/Sim/Sim/SimSim/Sim/Opção/Opção
Ar condicionado automático/bancos em pelo/bancos aquecidosSim/Sim/SimSim/Sim/Sim
Pintura metalizada/ luzes LED/ chave mãos livresOpção/Sim/SimOpção/Sim/Opção
USB/BluetoothSim/SimSim/Sim

Veredicto

1 – Volvo V90

As estates da Volvo já não são as rainhas das malas, mas o que perdem em espaço ganham em estilo, equipamento, conforto e valor. Poucas carrinhas hoje em dia têm um design tão atraente e fresco por dentro ou fora. Apesar da mala não ser tão grande quanto era nos modelos mais antigos da marca, a Volvo colocou vários truques para compensar o espaço perdido. Além do mais, tem um preço competitivo e oferece bastante equipamento de série.

[espro-slider id=2574]

2 – Audi A6 Avant

Dada a idade da Audi, acaba bem positionada no encontro com a V90. A A6 continua a ser uma referência em espaço e em construção. A condução na A6 é mais precisa, mas tem um preço mais elevado e menos equipamento de série. Juntando ao facto do conforto em rolamento ser inferior e de ter menos velocidades do que V90 ajudaram a colocá-la em segundo lugar.

[espro-slider id=2611]

Fonte: Autoexpress