Sem dúvida que o futuro vai passar por uma interligação entre tecnologia informática e sistemas de condução automáticos ou preventivos com auxilio a dispositivos informáticos.

A consultora e empresa de investigação de novas tecnologias Gartner estima que em 2020 haverá cerca de 250 milhões de carros em todo o mundo conectados a uma rede o que representa 20% do mundo automóvel.

A ideia é criar e desenvolver carros inteligentes com sistemas que evitaram os atuais erros humanos, evitando assim a maioria dos acidentes rodoviários.

adascover

Atualmente muitas empresas trabalham neste sentido. Veja os acordos tecnológicos que já se falam para este futuro de carros inteligentes:

Nvidia e algumas marcas de carros de luxo

Bentley, Rolls-Royce, Aston Martin e Tesla são as marcas que adotaram o Nvidia Tegra X1. Um kit inteligente com um processador gráfico muito potente que permite captar tudo em redor do carro. Este sistema irá possibilitar uma circulação inteligente em que os carros passam a ter olhos e conseguem detetar qualquer tipo de obstáculo em qualquer estrada. O sistema é tão desenvolvido que permite o reconhecimento por exemplo de um carro de policia ou mesmo de um taxi.

Huawei e Volkswagen

Estas duas empresas estão a trabalhar em conjunto para conectarem carros e smartphones. Atualmente estas marcas estão a trabalhar para que todo o conteúdo telefónico possa ser mostrado em tempo real no écran do veículo para criar uma interação mais inteligente entre ambos, mais acessível e de mais fácil utilização.

Huawei e Audi

Estas marcas criaram uma parceria para dotar os automóveis com módulos LTE que suportam redes 2G, 3G e 4G. Desta forma toda a informação da internet estará disponível no nosso automóvel a velocidades surpreendentes.

Huawei tem como objetivo principal trazer os melhores serviços e soluções de interconexão para a próxima geração de carros, promovendo ativamente a interação entre carros, smartphones, wearables e pessoas, criando novas experiências de comunicação interligadas com o ambiente de condução.

adasgraphic

Fonte: CBR