Chegar rapidamente e com segurança ao destino. Esta é a formula que usamos todos os dias quando saímos de carro.   Através de um vídeo criado pela CarThrottle, são enumerados 10 pontos que uma pessoa pode melhorar no dia-a-dia com benefícios não só para a nossa segurança e dos outros, mas como também para a nossa carteira.

No vídeo em baixo estão enumerados os seguintes pontos:

1º -Olhar para a estrada em frente da curva

De acordo com o vídeo da CarThrottle isto é uma coisa que as pessoas tendem por vezes a esquecer, mas que é deveras importante. Olhar para a estrada à frente da curva ajuda a pessoa a avaliar o grau de viragem que se tem que aplicar ao volante evitando desta maneira estar sempre a fazer correcções à direcção, tornando assim as curvas mais agradáveis de fazer e no geral a viagem mais confortável .

2º- Olhar para os carros mais a frente nas filas de trânsito, em vez de só olhar directamente para o da frente

É explicado no vídeo que fazendo uso desta técnica uma pessoa pode evitar situações de perigo através da avaliação das luzes de paragem dos outros carros mais a frente. Se um carro mais à frente estiver a travar é provável que o que vai directamente a sua frente também o faça, pelo que ganha tempo de reação para tomar uma atitude sobre o que deverá fazer para continuar a fazer a sua viagem de maneira segura.

3º- Usar a faixa de aceleração de uma auto-estrada correctamente

Relativamente a este ponto é dito que muitas vezes as pessoas não entram correctamente dentro das auto-estradas, visto que não usam as faixas de aceleração para acelerar o carro até a velocidade a que o trânsito circula nas outras faixas. O conselho deles é usar correctamente a faixa de aceleração para evitar que os carros que já circulam na auto-estrada tenham que reduzir, evitando assim travagens e acelerações desnecessárias e facilitando assim a entrada dentro da auto-estrada.

4º- Não travar abruptamente

Aqui é referido que em situações de corrida é necessário fazer travagens abruptas devido à natureza da situação, mas que em situações de condução no dia-a-dia ter este tipo de comportamento apenas cria desgaste desnecessário e consumos mais elevados. Acrescentam ainda mais que o que deve fazer é travar suavemente e sempre que possível apenas desacelerar, dando assim tempo para que consiga parar ou desviar-se caso surga um veículo de emergência ou uma situação inesperada.

5º- Conduzir um carro com mudanças manuais

Não sendo exactamente uma dica e mais uma sugestão, as pessoas da CarThrottle dizem (com razão) que quando uma pessoa conduz um carro com mudanças manuais  é forçada a estar mais envolvida com o acto da condução do que quando uma pessoa conduz um carro automático.

6º- Aprender a controlar um carro em situações de  sobre-viragem

Esta é uma situação que se deve praticar num sítio seguro, visto ser perigosa para quem não está habituado a geri-la. Sendo uma situação que muita gente nunca passou, ter treino para lidar com a situação pode ser útil para que caso se depare com esta situação.

7º- Reduções com rev matching através da técnica heel-toe shifting

As reduções de velocidades através desta técnica são muito úteis em situações de competição porque ajudam a poupar tempo precioso. Em situações do dia-a-dia esta técnica ajuda a poupar os componentes da transmissão. Apesar de ser uma técnica algo difícil de aprender, aprendê-la pode ser útil e quem sabe, divertido.

8º- Aprender a conduzir em marcha-atrás

De acordo com o vídeo, conduzir em marcha a trás, é uma manobra que algumas pessoas não conseguem desempenhar correctamente. Praticá-la exige conseguir ter noções espaciais que algumas pessoas não têm muito desenvolvidas. Com a prática, esta situação pode ser corrigida e ainda poderá trazer o benefício de saber como o seu carro reage em situações de marcha-atrás em velocidade, visto que nenhum carro tem um comportamento idêntico a outro nesta situação.

9º- Pratique o estacionamento

Praticar esta manobra ajuda-o a conhecer melhor o seu carro e a melhorar o tempo que demora a estacionar. Executar a manobra de estacionamento envolve ter noções espaciais importantes do seu carro e do espaço envolvente, e saber como fazer o correcto uso de espelhos, concentração e manobras.

10º- Paciência

Um dos mais importantes da lista, paciência não é apenas evitar os comportamentos agressivos durante a condução, mas sim também adoptar uma condução mais calma. Por isso no vídeo é sugerido que da próxima vez que estiver parado num cruzamento, pense se não será melhor esperar que o carro passe em vez de por o pé a fundo no acelerador.

 

Pode ver o vídeo aqui: