Acham que Lisboa e Porto têm muito trânsito? Ou a sua cidade em horas de ponta? A TomTom elaborou um estudo com um ranking das piores cidades do mundo para conduzir. Os critérios foram os níveis de trânsito das cidades e o tempo que os condutores demoram habitualmente para efetuar as suas viagens de casa ao destino.

Ora então vejamos as cidades no topo da lista:

1. Cidade do México (México)

Esta é a cidade com mais trânsito em todo o mundo. Segundo os dados adquiridos os seus habitantes passam em média 219 horas por ano presos no trânsito e gastam mais uma hora do que seria normal para efetuarem as suas rotas habituais.

2. Bancoque (Tailândia)

Muito próximos das mesmas condições dos mexicanos em que em horas de ponta (por exemplo das 7 as 8h da manhã) um trajeto chega a demorar praticamente o dobro do tempo (55min mais) do que demora em horas fora de ponta.

3. Istambul (Turquia)

No ano passado (em 2015) Istambul estava no topo da lista das cidades com maior congestionamento de tráfego em horas de ponta.

A Turquia está a trabalhar nestes valores e já apresentaram melhorias no escoamento do transito em Istambul para este ano, aparecendo agora em 3 lugar.

4. Rio de Janeiro (Brasil)

O Brasil tem tudo que é de melhor e também de pior. Nesta lista aparece em 4 lugar com uma agravante nas terças-feiras de manhã que o trânsito fica completamente caótico.

5. Moscovo (Rússia)

Em Moscovo o período critico de circulação acontece entre as 18 e as 19h da tarde nos dias semanais.