A Honda reafirmou uma vez mais, que ao contrário dos seus rivais mais directos, não se encontra interessada em criar nenhuma aliança com nenhuma marca.

A marca vende cerca de 5 milhões de carros anualmente, e os executivos não se encontram preocupados em fazer aumentar esse número, “Não temos aspirações para construir 10 milhões. Queremos traçar uma linha entre os que o querem fazer e nós. Queremos nos manter no limite de 5 milhões.”, explicou o patrão da Honda, Takahiro Hachigo, numa entrevista dada recentemente ao  Automotive News.

Não quer com isto dizer que a Honda pretende ficar isolada das outras marcas, apenas, pondera trabalhar em parceria quando assim fizer sentido, e exemplo disso, é a parceria que tem com a general Motors no desenvolvimento de um motor a hidrogénio.

Um dos planos que a Honda tem actualmente em andamento, é o da electrificação dos seus modelos, o patrão da marca diz que espera que em 2030, um terço dos veículos vendidos sejam totalmente eléctricos, híbridos ou plug-in hibridos.

Este plano requer um grande investimento por parte da marca, e esse, é um dos principais motivos que levam a Honda a trabalhar sozinha, pois quer conseguir fazer exactamente aquilo que deseja sem que haja restrições de terceiros.