Isto é, se tiver um Jaguar ou um Land Rover.

As patentes que foram recentemente submetidas pelo grupo inglês, mostram que no futuro os veículos da Jaguar e da Land Rover deverão ser capazes de reconhecer a cara do dono, e destrancar as portas do carro ou SUV sem que seja necessário recorrer a qualquer tipo de chave ou cartão mãos-livres.

De acordo com os detalhes técnicos da patente, os veículos terão que ter duas câmaras, uma do lado direito e outra do lado esquerdo que estarão ligadas a um computador central para análise de dados.

O funcionamento do sistema em teoria é muito simples , o carro avalia se uma pessoa está a dirigir-se para o carro, analisa a cara da mesma e compara-a com as fotos que já tem em memória. Caso o computador instalado no carro determine que a pessoa tem a mesma cara da pessoa que está nas fotografias, destranca as portas.

Em prática, envolve tirar fotos de vários ângulos ao dono do carro, gravar um vídeo do dono a dirigir-se ao carro ou de um sinal gestual, e ter um bom sistema de reconhecimento de caras que não dê falsos positivos.

Com esta inovação a Jaguar Land Rover certamente irá facilitar-nos a vida e acabar com o pesadelo das chaves perdidas. Só nos falta saber quando é que poderemos contar com este sistema nos carros disponíveis para venda, e qual será o custo de ter disponível este sistema instalado no carro.