A Ford finalmente apresentou a nova linha do Fiesta num evento em Colónia na Alemanha.

O novo Fiesta vai ter quatro versões, sendo que o destaque vai para a existência de uma nova versão crossover. A versão que aqui falamos é a Active e os detalhes da mesma ainda são escassos. Não se sabe se terá uma suspensão ou motor diferente, mas pode-se constatar pelas imagens que terá um design diferenciado através de uso de arcos de rodas em plástico preto, saias laterais e um parachoques com um design mais todo o terreno. Neste caso as saias e os parachoques contarão com aplicações em metal que reforçam o visual todo o terreno. De resto, apenas dá para notar que esta versão tem umas barras no tejadilho elevadas, coisa que as outras versões não têm.

As restantes versões são as habituais Titanium, Vignale e ST-Line.

A nível de dimensões, o novo carro é 71mm mais longo e 12mm mais largo que o antecessor, tendo o novo design acentuado o incremento destas dimensões. No entanto existe uma razão funcional para o aumento das mesmas e prende-se com o facto de o modelo anterior não ser o carro mais espaçoso dentro do segmento, sendo que através deste ligeiro aumento conseguiram aumentar o espaço para os joelhos em 16mm.

No mercado europeu o Fiesta vai contar com motores a gasolina e gasóleo associados a caixas de 5 ou 6 velocidades, sendo que agora também irão contar como equipamento de série em todas as versões, travões de disco. Um dos destaques desta apresentação foi para o motor de 3 cilindros da Ford com 1 litro de capacidade, ao qual foi adicionada a tecnologia de desactivação de cilindros. No entanto não foi mencionado qual o numero mínimo de cilindros com que o motor consegue trabalhar.

Todos os motores terão a tecnologia Start and Stop e alguns das versões terão uma grelha frontal activa para obter mais alguns quilómetros por cada litro de combustível.

A nível de equipamento de segurança a Ford adicionou ao Fiesta o sistema de assistência de pré-colisão com detecção de pessoas, sistema de identificação de trânsito lateral na retaguarda, cruise control adaptativo, aviso de ângulo morto, aviso de colisão frontal, aviso de saída de faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de estacionamento perpendicular automático e máximos automáticos. Iluminação LED será também uma opção.

Também a nível da segurança existe uma novidade relativamente aos bancos. Os mesmos têm um novo design que permite fixar melhor o passageiro caso se dê um acidente, o que permitiu a Ford evitar o uso de airbags de joelhos.

No interior a consola foi substituída por um ecrã táctil de 8 polegadas, tendo a Ford  mencionado que através do uso deste conseguiu eliminar 20 botões na consola. Também é de referir que a qualidade geral dos materiais aumentou, sendo agora mais amigáveis ao toque. A capacidade de poder personalizar o carro também é um factor importante hoje em dia, e a Ford não deixou isso posto de parte com o novo Fiesta. As pessoas poderão escolher cores para as capas de retrovisores e combiná-las com a cor do tejadilho. No interior o mesmo será possivel, sendo que as pessoas poderão personalizar as cores das inserções do carro.

Veja aqui a galeria de fotos:

[espro-slider id=4285]