Todos nós sabemos que a Mazda consegue criar carros de todas as formas e feitios capazes de virar cabeças. Tal proeza alastra-se também aos protótipos que a marca nipónica lança, deixando nos a sonhar com a possibilidade de um dos mesmos sair a esfera do imaginário para o mundo real. Um dos exemplos mais recentes é o RX-Vision.

Este protótipo foi apresentado em 2015 no salão automóvel de Tóquio, e fez as delícias de quem estava a espera de ver um sucessor para o RX-8. No entanto passado mais de um ano, numa entrevista para a Automotive News, o CEO da Mazda, Massamichi Kogai disse que não existem planos para construir um desportivo maior do que o Miata.

Questionado também acerca da possibilidade da inclusão de um motor Wankel num futuro modelo RX híbrido, ele disse que os motores 1.5 e 2.0 usados no Miata com a sua aceleração e potência poderão ser mais gratificantes.

A verdade é que o mais provável é que os progressos que a marca tem feito neste tipo de motores ainda não sejam suficientes para cumprir as cada vez mais restritas regras de emissões de gases poluentes, pois apesar das vantagens que oferecem ( design compacto, serem bastante rotativos entre outras) têm um grande calcanhar de Aquiles com os altos consumos e consequentes emissões.

Até que tenham um motor Wankel que possam apresentar ao mundo que cumpra todas as normas, não se deverá esperar pelo lançamento de um novo modelo RX, ate porque a construtora não tenciona dar esse emblema a um carro sem este motor.

 

 

Fonte: Autonews