Muitos de nós, amantes incontestáveis de automóveis e “POWEEEEER”, por vários motivos podemos não ter as máquinas que tanto desejávamos ou as capacidades para sermos o próximo Ayrton Senna. Mas, será que existe uma maneira de estarmos perto disso?

Sim, existe! É neste ponto que entram os simuladores de condução.

Claro está que com a evolução dos sistemas informáticos, cada vez mais existe a oportunidade de nós podermos ser os melhores em Nurburgring sem sair da nossa secretaria.

Hoje em dia temos vários simuladores disponíveis, seja para PC ou consolas, sejam eles mais focados em competição ou até para quem está a começar a dar os primeiros passos a tirar a carta de condução.
Várias escolas de condução, já optaram por ter um simulador para os alunos terem o primeiro contacto com volante e pedais antes de pegarem no carro real.

Mas e para nós que queremos dominar o asfalto do autódromo do Estoril, o que temos?
Temos várias hipóteses. Desde o tão conhecido Gran Turismo até ao mais recente Assetto Corsa e Project Cars, entre outros.
Por norma este tipo de simuladores, inclui vários cenários para nós podermos aplicar as nossas capacidades e vencer a inteligência artificial dos jogos, desde carros e pistas de turismo, carros e pistas de rally ou até mesmo Kart.

Alguns destes jogos serão detalhados em mais pormenor em futuros artigos, por agora surge outra questão. Já tenho o simulador que quero, mas o que devo usar para conduzir? Comando, teclado ou um volante e pedais?

A maioria de nós, começa pelo teclado ou comando, isto porque acabamos de comprar o nosso primeiro jogo deste tipo e estamos ou num PC ou numa consola sendo assim o controlador ao nosso dispor. Com o tempo acabamos por chegar ao limite das capacidades devido ao controlador que usamos. Neste ponto entram os conjuntos de volante e pedais. Sem dúvida que este tipo de controlador vai trazer uma maior realidade de sensações que nos vai fazer sentir que estamos dentro do carro ao mesmo tempo que nos vai fazer estar mais atento aos pormenores que nos vão sendo fornecidos pelo jogo, que podem em certos casos, aplicar-se a situações do mundo real.

Vão estando atentos, pois serão publicados novos artigos para falar mais detalhadamente de vários pontos falados neste artigo.

Qual a vossa opinião geral dos simuladores? Algum simulador em particular que gostam ou gostavam de ver falado? Deixem a vossa sugestão.