Todos os anos dezenas de carros são submetidos aos testes da EuroNCAP, embora quase todos consigam uma boa pontuação, ainda existem alguns que falham redondamente nos testes que são levados a cabo. Uma das marcas que se distingue, é a Ssangyong, que obtém os carros menos seguros em 2016.

Habitualmente, as notícias que vemos apenas falam dos vencedores e daqueles que passam com distinção nestes testes. Mas visto que estamos perto do final do ano, decidimos fazer um apanhado, e ver quais aqueles que foram considerados como carros menos seguros em 2016.

Ssangyong

A liderar a lista dos carros menos seguros de 2016, está a coreana Ssangyong como seu mini SUV Tivoli e o seu crossover XLV, ambos obtiveram 3 em 5 estrelas possíveis. Nos testes de colisão, estes dois modelos coreanos apenas obtiveram uma pontuação de 74%, o que é bastante mais baixo do que são os parâmetros aceitáveis.

 

Fiat

Logo a seguir à marca coreana, segue-se a Fiat com o seu novo modelo, Tipo. Embora tenha conseguido 82% na classificação de protecção de ocupantes, este modelo da marca italiana, obteve apenas 60%, nos testes de protecção de crianças e 25% nos equipamentos de assistência que equipam a versão base.

 

Suzuki

A Suzuki tem também 2 modelos entre os menos seguros, com o Baleno e Ignis, que conseguiram uma pior nota que o Tipo no que toca à protecção dos ocupantes, embora consiga uma melhor pontuação na protecção de crianças e peões.

 

Toyota

A fechar a lista dos menos seguros de 2016, é a Toyota Hilux, que obtém um pior resultado, comparativamente às suas concorrentes, Nissan Navara e Mitsubishi L200, que em 2015 obtiveram 4 estrelas.