Certamente uma das perguntas mais importantes quando se trata de conseguir a cada volta ser melhor.
Existem 3 tipos de controladores que podem ser usados, são eles o Teclado, Comando ou Volante.

Teclado quase sempre é o primeiro que usamos quando começamos a gostar deste tipo de jogos e logo nos apercebemos que não é a melhor escolha. E porque?
O teclado é o que menos precisão nos vai trazer quando queremos fazer as curvas de uma pista ou de um traçado em geral. Temos que clicar várias vezes na tecla para virar e com o tempo começamos a ver que temos que clicar mais tempo ou menos tempo, mais vezes ou menos vezes, para conseguir tentar fazer a curva o mais suave possível.
Em alguns jogos acaba por não se notar muitos problemas, são capazes de fazer jogos completos de rally ou outros a usar o teclado devido ao tipo de jogo em si, mas não é bom quando para dar a curva perfeita em Nurburgring e fazer chegar ao fim abaixo do tempo estipulado.

Passamos então aos comandos. Nesta categoria temos várias marcas que podem escolher e cada uma delas com vários modelos. Aqui, neste ponto, procura-se um comando com botões analógicos pois permitem uma maior precisão, usando o exemplo do teclado, e ao mesmo tempo um encaixe mais cómodo nas mãos. Outra vantagem é a quantidade de opções que podemos ter ao alcance dos dedos apenas mexendo alguns milímetros para o lado. Deixo alguns modelos mais comuns, caso do comandos da XBox 360 e XBox One para PC e os comandos da PS3 e PS4.

Chega agora a opção mais desejada e que melhores resultados trás, o volante. O volante é o controlador que permite maior precisão e ao mesmo tempo a maior sensação do que se está a passar no carro.
Qualquer volante então serve? Sim e não. Qualquer volante serve para ser melhor que a experiencial de um teclado ou de um comando, mas depende do modelo que se compre.
Tal como os outros 2 controladores, os volantes tem vários modelos que se fazem acompanhar por características diferentes e preços diferentes.
Nos modelos mais baratos, a qualidade de construção será mais fraca, a rotação que o volante suporta será menor, os pedais que acompanham serão de qualidade inferior e podem não ter Force FeedBack. O Force FeedBack é o que permite a pessoa que está a conduzir, sentir o que se passa com a direção do carro, por forma de vibração, no volante. Esta vibração é produzida a partir do motor onde encaixa o volante e o tipo de mecanismo que faça rodar o mesmo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem dúvida que para uma experiência mais real, deve escolher um volante com FFB e com uma rotação elevada, preferencialmente de 1080º. Normalmente estes modelos permite por meio de software alterar a rotação para se adaptar aos mais variados simuladores. São as opções mais caras, mas as que apresentam melhor qualidade e opção de acrescentar outros acessórios.
Dando exemplo do Volante Thrustmaster T300 Ferrari Integral Racing Wheel Alcantara Edition. Nome grande, certo? Explicar o porque do preço alto e do que permite fazer. Este é um dos melhores, e mais caros, modelos da marca e é composto por a Base T300, réplica autorizada e destacável do volante do Ferrari 599XX EVO com revestimento cosido à mão e Alcantara e o conjunto de pedais T3PA que já inclui pedal de embraiagem. Com este conjunto apenas fica a faltar a caixa de velocidades, que a marca também dispõe, e fica com um volante compatível com PC/PS3/PS4.

Esta base, que também existe para XBox, permite encaixar os vários volantes que a marca dispõe, incluindo o volante de F1, como também os outros tipo de pedais e caixas de velocidade. É caro, mas permite com uma base nós escolhermos os restantes acessórios.

Claro que existem marcas com modelos mais caros, com mais detalhes, mais qualidade e mais opção, como o caso da Fanatec. Tudo uma questão de quanto nós queremos gastar para ter o melhor volante, pedais e caixa de velocidades.


No próximo artigo desta série, vamos levar ao nível seguinte mostrando outros acessórios para tornar a experiência ainda mais perfeita.

Deixem a vossa opinião, digam que controlador usam e qual gostavam de ver mais detalhado num próximo artigo.