A próxima geração do Golf irá adoptar uma plataforma híbrida que promete um aumento de performance e uma diminuição dos consumos, comparativamente com o modelo actual. A estratégia, passará por adoptar um avançado sistema eléctrico de 48V, que será usado em toda a gama do novo Golf Mk8. Todas estas alterações, vão fazer com que o próximo Volkswagen Golf GTI, seja o mais potente alguma vez produzido.

Segundo a Autocar, uma fonte próxima do chefe de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen, revelou que o  objectivo inicial, é ter um Golf GTI com 261cv, igualando assim, a potência presente na edição limitada do Golf GTI Clubsport.

Está previsto que continue a ser utilizado o motor 2 litros de quatro cilindros turbo, no entanto, a utilização deste novo sistema eléctrico de 48V, irá permitir que alguns componentes do motor sejam alterados. É possível que o turbo utilizado actualmente, seja substituído por um compressor eléctrico que poderá melhorar o aproveitamento do motor em baixas rotações.