A linha 40 da Volvo está prestes a começar a ser renovada. De acordo as declarações de Mats Andresson (director dos sistema a propulsão eléctrica da Volvo Cars) à Green Car Congress na SAE 2017 (Simpósio das tecnologias de locomoção eléctricas e híbridas)  em São Diego o XC40 híbrido será colocado à venda já próximo ano e contará como uma motorização um três cilindros aliada a um motor eléctrico. Esta motorização será uma versão actualizada do T8 Twin-Engine, e a potência gerada pela mesmo será transmitida ao asfalto através das rodas dianteiras e não através das quatro rodas como acontece no XC90.

A versão híbrida do XC40 irá contar com um motor eléctrico capaz de gerar uma potência de  55 kW, e a autonomia eléctrica deste novo modelo deverá cifrar-se nos 50 quilómetros. Com este modelo a Volvo dará mais um passo nos seus planos de ter 1 milhão de híbridos e híbridos-plugin na estrada até 2025.

Para atingir este objectivo a Volvo ainda tem de percorrer um longo caminho. Com as vendas mensais do XC90  T8 a rondarem as 1000 unidades desde o ano passado e com a V60 D6 indisponível em mercados importantes, o XC40 será uma peça importante do puzzle para conseguirem atingir as metas traçadas.

Depois de 2018, a Volvo conta ter mais novidades no campo da mobilidade eléctrica, nomeadamente com a introdução de um modelo completamente eléctrico em 2019 usando também a plataforma CMA que será utilizada no XC40. Nesse modelo, cuja designação ainda não é conhecida, a Volvo planeia dar aos clientes uma autonomia de 400 quilómetros numa só carga. Ainda no mesmo ano a Volvo também planeia reformular as suas motorizações a gasolina e a diesel ao apresentar soluções híbridas “leves” de 48-Volts, também conhecidas com  mild hybrids.

Fonte: Autoblog