Cinco tecnologias que aumentam a segurança

Hoje apresentamos 5 tecnologias que vieram aumentar a segurança dos automóveis.

Não é uma lista exaustiva, mas todos estes sistemas são importantíssimos no aumento da segurança dos nossos veículos.

1. Camara Multifunções EBA

O sistema EBA (Emergency Brake Assist) é uma tecnologia que permite evitar algumas colisões. Este sistema ativa uma travagem de emergência em caso de perigo de colisão frontal. Este sistema é ativado em dois passos: primeiro de forma preventiva com uma mensagem de aviso; segundo por ativação de uma pressão no travão para abrandar a velocidade ou mesmo travar totalmente a viatura.

2. Sensores de velocidade e de direção

Este sistema funciona em paralelo com o sistema de travagem do veículo.

Atualmente já são muitos os exemplos de carros que vem equipado com o sistema de alerta em caso de mudança de direção involuntária. O carro tenta corrigir a rota e emite um sinal de alerta.

 

3. Assistência à travagem

Este sistema mete a velocidade com que soltamos o acelerador e pressionamos o travão. Desta forma o sistema consegue detetar se estamos a fazer uma travagem de emergência. Desta forma o sistema torna o travão mais sensível para que o carro reaja mais rapidamente.

 

4. Centralina

Tem a função de reconhecer todos os movimentos do carro e todas as ações do condutor, para ativar todos os sistemas de segurança que o carro disponibiliza.

5. Pneus

Estes elementos tinham que constar desta lista, na medida que são os únicos elementos do carro que estão em contacto com a estrada.

Desta forma a evolução dos pneus também pode e deve ser considerada como um sistema tecnológico que aumenta a segurança dos veículos.

Relacionados com esta noticia

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notificar de