Numa altura em que milhares de carros por toda a Europa, estão a ser chamados para que seja feita a actualização de software, que ‘resolve’ o problema trazido a público pelo caso dieselgate, começam a surgir algumas dúvidas, relativamente às consequências dessas reparações.
Embora a Volkswagen, diga que esta actualização de software, não altera em nada as prestações dos carros, começam a surgir relatos de caos em que os carros acabaram mesmo por perder potência, binário e até mesmo obter consumos de combustível mais altos.
Após ser contactado por um cliente insatisfeito, o jornal The Guardian, relata que após a ‘reparação’ Motor 1.6TDI do VW Golf Plus, começou a ter falhas de potência, levando muitas vezes à falha total do motor, sendo depois impossível de voltar a ligar de imediato. O jornal apontou ainda, várias queixas no Facebook da marca, que relatam problemas após a ‘reparação’. Em resposta, a VW garante que apenas 0,02% das 540000 ‘reparações’, originaram problemas e consequentes reclamações por parte dos clientes, e que estão empenhados em resolver todos os problemas que forem detectados de forma a garantir a satisfação dos clientes.
Estes podem muito bem ser apenas casos isolados, no entanto deixamos a questão aos nossos leitores, os vossos carros já foram chamados? Após a reparação notaram algum tipo de diferença no comportamento do carro? Partilhem a vossa opinião nos comentários do artigo… Obrigado.
Pelos vistos , afinal a imensos queixosos em relação a actualização dos motores 1.6 entre outros!
E sim sente se muitos sintomas , pq não fazem a actualização como aplicam outras coisas no carro para além da actualização.
Sinto-me insastifeito , sente se perda de potência, os consumos altos, o relantim instável, entre muitas coisas!
Vários colegas com a mesma motorização se reclamaram com os mesmos…. alguém que faça alguma coisa pq sinceramente isto é uma vergonha
Pois realmente é uma situação muito má, o que nós sugerimos, é que apresente a questão junto da Deco, possivelmente já lhes chegaram casos semelhantes, nada melhor do que falar com eles para ver como pode resolver a sua situação.
Boa noite,
Após atualização do dito software num Audi A3 sport 1600 TDI, de 2009, a qual pretendia corrigir as emissões de NOx para a atmosfera, os injetores do referido veículo avariaram. O stand /oficina onde comprei a viatura (Soauto -Parque das Nações ) referiu, claro (!), que não havia qualquer relação, pelo que que não se responsabilizavam ou não suportariam os custos da reparação. Entretanto, realizei algumas pesquisas e descobri que, COINCIDENTEMENTE, há várias marcas do grupo que manifestaram o mesmo problema após a “célebre ” atualização/intervenção. Apresentei reclamação via e-mail na oficina e no site de apoio ao cliente do grupo Siva. Até agora nada de resposta, mas não vou ficar por aqui. É vergonhosa a forma como o grupo VAG está a tentar resolver um problema destes, na medida em que está a querer corrigir um escândalo criando um outro maior.
Maria João Pimentel
Boa noite.
A senhora deve exigir a reparação do carro sem qualquer custo para si.
Existe nos sites das marcas (VW, Skoda, Seat) uma lista de componentes abrangidos por uma “medida de confiança” na qual é indicado que o cliente terá direito a reparação desses componentes após o update durante 24 meses sem custos para o mesmo.
Informe-se. Os concessionários andam a aproveitar se da situação.
diga-me o link se faz favor eu vou fazer a actualização dia 26 deste mes
Olá,
pode encontrar essa informação no site da marca (VW, SEAT, SKODA) junto da informação referente aos motores diesel.
Recomendo passar por este grupo https://www.facebook.com/groups/1119234038178270/ e ver os inúmeros testemunhos do fix.
Muito obrigado pela partilha. Já vou na 2a avaria de injectores após a actualização. É lamentável que no oficina da VW não tenham partilhado esta informação. A marca e os representantes estão e continuam de má fé.
É normal, eles não querem que se saiba muito se não toda agente reclama. O meu já levou os 4 injectores novos.
Recomendo passar por este grupo https://www.facebook.com/groups/1119234038178270/ e ver os inúmeros testemunhos do fix.
Sou António Tereno, audi a3 1.6 TDI de 2010, actualização software, avaria injector 1º cilindro, está na oficina, ao abrigo da medida assumem a substituição do mesmo. Como consigo que substituam os outros três ( muito provavelmente vão avariar futuramente)?
A menos que os outros 3 avariem também, eles não os vão mudar antes (infelizmente).
Foi enganada, ao abrigo da medida de confiança. da VW os injectores estão incluídos até uma determinada kilometragem, procure medida de confiança VW na internet!
O meu foi “actualizado” e tive problemas que incluíram reboque até às oficina mas agora, após 3a intervenção e um injector após está minimamente estável. Cuidado com a San###al! Rebarbaram-me o volante duma embraiagem pois não sabiam remover um parafuso que moeram!
A minha carrinha, Caddy, após 10 dias da dita atualizaçao começou a ter vários problemas, luz intermitente de resistência acendia, engasgava-se, a ventoinha permanecia ligada por muito tempo e a luz do motor também começou a acender.
Fiquei sem veiculo na estrada, tive que acionar o meu seguro para transportarem o veiculo para a oficina, Auto Maran Coimbra, pois na oficina não deram outra solução.
Resultado do diagnóstico, 2º injector danificado, quase 1000€ de reparação que recuso a pagar.
A oficina tem que se responsabilizar pelos danos causados na viatura, cabe a eles provar que esta situação não foi causada pela intervenção resultante da não conformidade da viatura no atos de venda.
Apresentei reclamação no livro, por email e por carta registada à SIVA, já contactei também o Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, http://www.arbitragemauto.pt, onde também irei apresentar queixa após o prazo de resposta que dei à SIVA terminar.
Não se calem, os consumidores europeus não são menos que os outros, quanto mais gente reclamar os seus DIREITOS, mais resultados obtemos.
http://www.deco.proteste.pt/campanhas/querojustica/
peticaopublica/pview.aspx?pi=P2012N32498
Bom dia Nuno, é uma pena essa situação e acredito que seja muito frustrante, depois quando tiver uma resposta por parte das entidades competentes partilhe connosco o resultado, para que, caso haja mais alguém a ter o mesmo problema saber como actuar e com o que pode contar… Obrigado pela partilha.
Boa noite.
O senhor deve exigir a reparação do carro sem qualquer custo para si.
Existe nos sites das marcas (VW, Skoda, Seat) uma lista de componentes abrangidos por uma “medida de confiança” na qual é indicado que o cliente terá direito a reparação desses componentes após o update durante 24 meses sem custos para o mesmo.
Informe-se. Os concessionários andam a aproveitar se da situação e cobrar os clientes peças que não deviam. O meu veiculo vai levar os 4 injectores pagos pela marca.
Caro Roberto,
Não consigo ver essa “medida de confiança” no site da SKODA.
Pode ajudar-me?
Olá.
Procure aqui: http://www.skoda-auto.pt/menu/acao-de-servico
Não, não são casos isolados, desde março até agora já são milhares de veículos com problemas atrás de problemas devido á intervenção da Vw.
Este problema está muito longe do seu final.
Na minha viatura de 2011 com motorização 1.6 do grupo VW após a actualização aumentou consumos, perdeu potência e ficou com um trabalhar instável. Como se isso não bastasse, cerca de mil km depois foi detectada uma avaria em dois dos injectores.
Permanece assim a dúvida na real eficácia desta actualização.
Tenha atenção que os injectores não será o senhor a pagar!
A avaria é causada pelo update. Informe-se. Existe uma “medida de confiança” em que o cliente tem direito a um certo numero de componentes (os injectores são um dos componentes na lista) após o recall sem pagar nada. Não se deixe enganar pelo concessionário.
Boas.
Seria interessante o autor deste artigo voltar a tocar neste interesse agora que mais proprietários fizeram o dito recall. Os motores 1.6 TDI estão a ficar com graves problemas após a actualização.
Da minha experiência, o meu Seat 1.6tTDI perdeu potencia, ficou com um “matraquear” irritante a nível da injecção e aos soluços ao ralenti. Reclamei no concessionário onde fiz a actualização, onde foram experimentar o carro comigo e me disseram que era normal durante uns 2mil km sentir o ralenti instável, regenerações mais frequentes porque durante uns tempos o DPF não iria encher nem até metade da sua capacidade, consumos mais elevados e ventoinha ligar em viagens curtas, mas que tudo iria ao sitio após 2/3mil km percorridos.
Mentira… O carro continuou com o ralenti instável. Fiz nova reclamação no concessionário onde fizeram uma adaptação aos injectores. Melhorou.
Passados 15 dias voltaram os soluços ao ralenti. Nova ida ao concessionário, novos testes onde me disseram que não podiam fazer nada pois não havia qualquer erro nem sintoma.
Queixa para a Seat Portugal que recomendou voltar ao concessionário para mais testes. Nova ida ao concessionário onde foi feita nova adaptação dos injectores e “limpeza” EGR.
Novamente, 15 dias depois os mesmos sintomas. Nova ida ao concessionário mais testes e resultado, 2 injectores danificados. Trocaram os 2 injectores e agora passados 2 meses está novamente a começar com os mesmos sintomas.
Nova reclamação, novos testes e resultado, mais um injector danificado (mas vão trocar os 2 que ficaram por trocar).
Neste momento aguardo que chegada dos injectores. Irá corrigir o problema… Até quando?
Desde o update o meu carro em 6 meses teve na oficina 7(!) vezes, coisa que nunca o fez em 7 anos.
É inadmissível a forma como o grupo VAG está a tratar os clientes, obrigando os a um update aos veículos chegando a ameaçar os mesmos por carta e/ou telefone. Existe uma medida de confiança para uma lista de peças que caso sejam afectadas durante 24 meses após o update, os concessionários tem de trocar sem cobrar o cliente. O que se tem visto é concessionários a aproveitarem da situação e a cobrar contas avultadas aos clientes pelas avarias causadas pelos updates.
E mais o update é feito mas o cliente não sabe o que foi feito ao carro, pois não traz qualquer relatório consigo.
E é obrigatória a realização deste (falso) update de software??? Tenho agendado para o fazer mas na realidade penso que não o deveria fazer pelo que estou a verificar! Caso me recuse a fazê-lo poderão existir problemas nos centros de inspecção automóvel? O Carro fará agora os 4 anos no próximo Março. Obrigado pelas respostas e ajuda!
Sou proprietário de 3 viaturas do grupo VW e falo da minha experiência pessoal, 1 Vw Caddy 1.6 Tdi com atualização Nox em Jan. 2017 efectuada, que passados 10 meses e 2 400 Km depois acende no painel luz motor e resistência o que imobilizou a viatura levando à substituição de 1 injetor suportado pela marca, 1 Vw Sharan 2.0 Tdi com atualização Nox em Jul. 2017, que passados 4 meses e 6 500 Km depois acende luz motor levando à substituição do depósito Adblue não suportado pela marca; 1 Audi A1 1.6 Tdi com atualização Nox em Nov. 2017 que passados 200 Km aguarda por novos desenvolvimentos
de que me devo assegurar para esta actualização não nos representantes da audi se responsabilizam caso a viatura não fique como deve de ser ou seja perda de rendimento e mais consumo e tambem já li que em alguns casos danifica os injectores
Mais um Polo 1.6TDI Bluemotion a dar problemas.
Após a primeira intervenção tudo parecia normal, sem barulhos de motor, sem soluços, nada.. Tive o carro parado dois dias e quando peguei nele e puxei por uma mudança todos os sintomas apareceram (o carro parecia um vibrador, relantin incerto, para arrancar tinha de acelerar acima das 1500 senão ia abaixo, etc). Foi novamente à VAP e após fazerem um regeneração e calibrarem injectores e/ou fluxo de ar veio de lá bom…..Errado…. Peguei no carro e quando me meto na auto-estrada, em subidas em 4ª ou 5ª a disponibilidade do carro para puxar não é a mesma, então se for uma subida mais ingreme (quem conhecer a A1 Porto-Leiria na saída para Leiria que é uma subida engraçada, o carro não passou das 3200rpm e para lá chegar foi um dia de juízo) é para esquecer. A juntar a isso, agora sem qualquer tipo de aviso, soluça durante 2/3 segundos e depois normaliza.
Passou a manhã de hoje na VAP e ligaram-me à pouco para ir dar uma volta com eles para eles tentarem perceber a razão das minhas queixas. Já vai ser a 3ª vez que perco tempo com um assunto que sou apanhado no meio de uma falcatrua. Se fosse eu, ai aí de certeza que eu já tinha que me ter resolvido..
Parece-me que depois de hoje se voltarem com a mesma lengalenga vou escrever no livro de reclamações e enviar uma carta registada à VW Portugal.
E quanto ao efeito psicológico que muitos falam, eu tenho como carro do dia a dia um 1.0 a gasolina e ando no TDI mais aos fds e em viagens a Leiria pelo que no meu caso tenho perfeita noção do comportamento do carro.
Boa Tarde, tenho um Audi A1 de 2011 , que nunca deu problemas, e após a actualização de software , notei um acréscimo no consumo de gasoleo, bem como esta semana fiquei parada na auto-estrado e tive de accionar o seguro. O problema foi um injector que foi à vida. Falando com o mecânico , disse-me que estão a surgir vários carros da marca com problemas nos injectores e que estes apareceram após a actualização. Já enviei email de reclamação à Audi e vou aguardar resposta.
Boa tarde o meu Seat Ibiza 1600 TD1 desde a atualização do software o motor nunca mais foi o mesmo já esteve na oficina da Seat em Évora 5 vezes uma das quais durante 10 dias e nada foi feito, quando está a fazer a regeneração do filtro de partículas o que faz várias vezes por semana se andar só dentro da cidade o motor mesmo em baixa rotação soluça e por vezes para o motor estou farto do carro até dizer chega farto de me queixar mas na oficina dizem me que só fazem o que a marca manda mas que me estragaram o carro estragaram e ninguém assume nada
Boa noite.
Possuo um golf 6 de 2012 e foi feita a actualizado.
Sim notei uma quebra de potência acentuada na potência. Mesmo andar “normal” carrinha não acelera fluentemente, da género um coice, e certas vezes a mudar de mudança, quando acelero a carrinha simplesmente não da logo sinal, da a sensação que nem sequer estou com o pé no acelerador, demora um bom pedaço.
Sinceramente veículo grupo Volkswagen, nunca mais.
Tenho problemas semelhantes, o A3, 1.6 de 2010 vai entrar na EVORACAR na próxima semana. Pergunto ao sr Hugo Batista qual a Oficina Representante da marca que lhe substituiu o injector sem custos. Muito obrigado
Tb me sinto insatisfeito com a actualização, mais consumo, mais regenerações nas duas viaturas que possuo. Ja fui reclamar à oficina por várias vezes e dizem que é normal. Na segunda viatura um seat ja me mudaram os 4 injectores e ag sim a via tura parece outra, no outro carro um skoda octavia na oficina onde fizeram a intervenção ja reclamei varias vezes o carro apresenta os mesmos sintomas do outro e dizem q é normal. Resultado estou muito insatisfeito
Ola, tenho um skoda e concordo que depois da atualizacao o meu carro nao e o mesmo