Dieselgate: Actualização de software prejudica performances dos carros?

Numa altura em que milhares de carros por toda a Europa, estão a ser chamados para que seja feita a actualização de software, que ‘resolve’ o problema trazido a público pelo caso dieselgate, começam a surgir algumas dúvidas, relativamente às consequências dessas reparações.

Embora a Volkswagen, diga que esta actualização de software, não altera em nada as prestações dos carros, começam a surgir relatos de caos em que os carros acabaram mesmo por perder potência, binário e até mesmo obter consumos de combustível mais altos.

Após ser contactado por um cliente insatisfeito, o jornal The Guardian, relata que após a ‘reparação’ Motor 1.6TDI do VW Golf Plus, começou a ter falhas de potência, levando muitas vezes à falha total do motor, sendo depois impossível de voltar a ligar de imediato. O jornal apontou ainda, várias queixas no Facebook da marca, que relatam problemas após a ‘reparação’.  Em resposta, a VW garante que apenas 0,02% das 540000 ‘reparações’, originaram problemas e consequentes reclamações por parte dos clientes, e que estão empenhados em resolver todos os problemas que forem detectados de forma a garantir a satisfação dos clientes.

Estes podem muito bem ser apenas casos isolados, no entanto deixamos a questão aos nossos leitores, os vossos carros já foram chamados? Após a reparação notaram algum tipo de diferença no comportamento do carro? Partilhem a vossa opinião nos comentários do artigo… Obrigado.

Relacionados com esta noticia

28
Deixe um comentário

avatar
15 Comment threads
13 Thread replies
4 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
19 Comment authors
RobertoAntónio José Monteiro TerenoAntónio TerenoJorge CamposAntónio Xarope Recent comment authors
  Subscribe  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
Fabio pinho
Visitante
Fabio pinho

Pelos vistos , afinal a imensos queixosos em relação a actualização dos motores 1.6 entre outros!
E sim sente se muitos sintomas , pq não fazem a actualização como aplicam outras coisas no carro para além da actualização.
Sinto-me insastifeito , sente se perda de potência, os consumos altos, o relantim instável, entre muitas coisas!
Vários colegas com a mesma motorização se reclamaram com os mesmos…. alguém que faça alguma coisa pq sinceramente isto é uma vergonha

Maria João Pimentel
Visitante
Maria João Pimentel

Boa noite, Após atualização do dito software num Audi A3 sport 1600 TDI, de 2009, a qual pretendia corrigir as emissões de NOx para a atmosfera, os injetores do referido veículo avariaram. O stand /oficina onde comprei a viatura (Soauto -Parque das Nações ) referiu, claro (!), que não havia qualquer relação, pelo que que não se responsabilizavam ou não suportariam os custos da reparação. Entretanto, realizei algumas pesquisas e descobri que, COINCIDENTEMENTE, há várias marcas do grupo que manifestaram o mesmo problema após a “célebre ” atualização/intervenção. Apresentei reclamação via e-mail na oficina e no site de apoio ao… Ler mais >>

Roberto Abraúl
Visitante
Roberto Abraúl

Boa noite.
A senhora deve exigir a reparação do carro sem qualquer custo para si.
Existe nos sites das marcas (VW, Skoda, Seat) uma lista de componentes abrangidos por uma “medida de confiança” na qual é indicado que o cliente terá direito a reparação desses componentes após o update durante 24 meses sem custos para o mesmo.
Informe-se. Os concessionários andam a aproveitar se da situação.

antonio
Visitante
antonio

diga-me o link se faz favor eu vou fazer a actualização dia 26 deste mes

Roberto Abraúl
Visitante
Roberto Abraúl

Olá,

pode encontrar essa informação no site da marca (VW, SEAT, SKODA) junto da informação referente aos motores diesel.

Recomendo passar por este grupo https://www.facebook.com/groups/1119234038178270/ e ver os inúmeros testemunhos do fix.

Tiago Oliveita
Visitante
Tiago Oliveita

Muito obrigado pela partilha. Já vou na 2a avaria de injectores após a actualização. É lamentável que no oficina da VW não tenham partilhado esta informação. A marca e os representantes estão e continuam de má fé.

Roberto Abraúl
Visitante
Roberto Abraúl

É normal, eles não querem que se saiba muito se não toda agente reclama. O meu já levou os 4 injectores novos.

Recomendo passar por este grupo https://www.facebook.com/groups/1119234038178270/ e ver os inúmeros testemunhos do fix.

António José Monteiro Tereno
Visitante
António José Monteiro Tereno

Sou António Tereno, audi a3 1.6 TDI de 2010, actualização software, avaria injector 1º cilindro, está na oficina, ao abrigo da medida assumem a substituição do mesmo. Como consigo que substituam os outros três ( muito provavelmente vão avariar futuramente)?

Roberto
Visitante
Roberto

A menos que os outros 3 avariem também, eles não os vão mudar antes (infelizmente).

Nuno
Visitante
Nuno

A minha carrinha, Caddy, após 10 dias da dita atualizaçao começou a ter vários problemas, luz intermitente de resistência acendia, engasgava-se, a ventoinha permanecia ligada por muito tempo e a luz do motor também começou a acender. Fiquei sem veiculo na estrada, tive que acionar o meu seguro para transportarem o veiculo para a oficina, Auto Maran Coimbra, pois na oficina não deram outra solução. Resultado do diagnóstico, 2º injector danificado, quase 1000€ de reparação que recuso a pagar. A oficina tem que se responsabilizar pelos danos causados na viatura, cabe a eles provar que esta situação não foi causada… Ler mais >>

Roberto Abraúl
Visitante
Roberto Abraúl

Boa noite.
O senhor deve exigir a reparação do carro sem qualquer custo para si.
Existe nos sites das marcas (VW, Skoda, Seat) uma lista de componentes abrangidos por uma “medida de confiança” na qual é indicado que o cliente terá direito a reparação desses componentes após o update durante 24 meses sem custos para o mesmo.
Informe-se. Os concessionários andam a aproveitar se da situação e cobrar os clientes peças que não deviam. O meu veiculo vai levar os 4 injectores pagos pela marca.

Paulo
Visitante
Paulo

Caro Roberto,

Não consigo ver essa “medida de confiança” no site da SKODA.
Pode ajudar-me?

Roberto Abraul
Visitante
Roberto Abraul
Rui Vieira
Visitante
Rui Vieira

Não, não são casos isolados, desde março até agora já são milhares de veículos com problemas atrás de problemas devido á intervenção da Vw.
Este problema está muito longe do seu final.

Fernando Silva
Visitante
Fernando Silva

Na minha viatura de 2011 com motorização 1.6 do grupo VW após a actualização aumentou consumos, perdeu potência e ficou com um trabalhar instável. Como se isso não bastasse, cerca de mil km depois foi detectada uma avaria em dois dos injectores.
Permanece assim a dúvida na real eficácia desta actualização.

Roberto Abraúl
Visitante
Roberto Abraúl

Tenha atenção que os injectores não será o senhor a pagar!
A avaria é causada pelo update. Informe-se. Existe uma “medida de confiança” em que o cliente tem direito a um certo numero de componentes (os injectores são um dos componentes na lista) após o recall sem pagar nada. Não se deixe enganar pelo concessionário.

Roberto Abraúl
Visitante
Roberto Abraúl

Boas. Seria interessante o autor deste artigo voltar a tocar neste interesse agora que mais proprietários fizeram o dito recall. Os motores 1.6 TDI estão a ficar com graves problemas após a actualização. Da minha experiência, o meu Seat 1.6tTDI perdeu potencia, ficou com um “matraquear” irritante a nível da injecção e aos soluços ao ralenti. Reclamei no concessionário onde fiz a actualização, onde foram experimentar o carro comigo e me disseram que era normal durante uns 2mil km sentir o ralenti instável, regenerações mais frequentes porque durante uns tempos o DPF não iria encher nem até metade da sua… Ler mais >>

Graciete Almeida
Visitante
Graciete Almeida

E é obrigatória a realização deste (falso) update de software??? Tenho agendado para o fazer mas na realidade penso que não o deveria fazer pelo que estou a verificar! Caso me recuse a fazê-lo poderão existir problemas nos centros de inspecção automóvel? O Carro fará agora os 4 anos no próximo Março. Obrigado pelas respostas e ajuda!

Hugo Batista
Visitante

Sou proprietário de 3 viaturas do grupo VW e falo da minha experiência pessoal, 1 Vw Caddy 1.6 Tdi com atualização Nox em Jan. 2017 efectuada, que passados 10 meses e 2 400 Km depois acende no painel luz motor e resistência o que imobilizou a viatura levando à substituição de 1 injetor suportado pela marca, 1 Vw Sharan 2.0 Tdi com atualização Nox em Jul. 2017, que passados 4 meses e 6 500 Km depois acende luz motor levando à substituição do depósito Adblue não suportado pela marca; 1 Audi A1 1.6 Tdi com atualização Nox em Nov. 2017… Ler mais >>

Carlos Santos
Visitante
Carlos Santos

de que me devo assegurar para esta actualização não nos representantes da audi se responsabilizam caso a viatura não fique como deve de ser ou seja perda de rendimento e mais consumo e tambem já li que em alguns casos danifica os injectores

trackback

[…] Veja ainda: Dieselgate: Actualização de software prejudica performances dos carros? […]

Mauro Fernandes
Visitante
Mauro Fernandes

Mais um Polo 1.6TDI Bluemotion a dar problemas. Após a primeira intervenção tudo parecia normal, sem barulhos de motor, sem soluços, nada.. Tive o carro parado dois dias e quando peguei nele e puxei por uma mudança todos os sintomas apareceram (o carro parecia um vibrador, relantin incerto, para arrancar tinha de acelerar acima das 1500 senão ia abaixo, etc). Foi novamente à VAP e após fazerem um regeneração e calibrarem injectores e/ou fluxo de ar veio de lá bom…..Errado…. Peguei no carro e quando me meto na auto-estrada, em subidas em 4ª ou 5ª a disponibilidade do carro para… Ler mais >>

Cláudia
Visitante
Cláudia

Boa Tarde, tenho um Audi A1 de 2011 , que nunca deu problemas, e após a actualização de software , notei um acréscimo no consumo de gasoleo, bem como esta semana fiquei parada na auto-estrado e tive de accionar o seguro. O problema foi um injector que foi à vida. Falando com o mecânico , disse-me que estão a surgir vários carros da marca com problemas nos injectores e que estes apareceram após a actualização. Já enviei email de reclamação à Audi e vou aguardar resposta.

António Xarope
Visitante
António Xarope

Boa tarde o meu Seat Ibiza 1600 TD1 desde a atualização do software o motor nunca mais foi o mesmo já esteve na oficina da Seat em Évora 5 vezes uma das quais durante 10 dias e nada foi feito, quando está a fazer a regeneração do filtro de partículas o que faz várias vezes por semana se andar só dentro da cidade o motor mesmo em baixa rotação soluça e por vezes para o motor estou farto do carro até dizer chega farto de me queixar mas na oficina dizem me que só fazem o que a marca manda… Ler mais >>

Jorge Campos
Visitante
Jorge Campos

Boa noite.
Possuo um golf 6 de 2012 e foi feita a actualizado.
Sim notei uma quebra de potência acentuada na potência. Mesmo andar “normal” carrinha não acelera fluentemente, da género um coice, e certas vezes a mudar de mudança, quando acelero a carrinha simplesmente não da logo sinal, da a sensação que nem sequer estou com o pé no acelerador, demora um bom pedaço.
Sinceramente veículo grupo Volkswagen, nunca mais.

António Tereno
Visitante
António Tereno

Tenho problemas semelhantes, o A3, 1.6 de 2010 vai entrar na EVORACAR na próxima semana. Pergunto ao sr Hugo Batista qual a Oficina Representante da marca que lhe substituiu o injector sem custos. Muito obrigado