GPL vs Gasolina, uma eterna discussão quando se fala em combustíveis, para desmistificar este tema, aproveitámos o facto de termos connosco para ensaio um Hyundai i10. Este pequeno citadino, tem a particularidade de ter instalado de origem um kit de conversão para GPL, permitindo assim, a alternância entre os 2 combustíveis.
O seu pequeno motor 1.0 MPi, revelou-se bastante enérgico para um motor tão pequeno, e enquanto circulávamos a GPL, este não perdia nem o fôlego nem a dinâmica que encontrávamos quando circulávamos a gasolina. Para entender um pouco melhor as diferenças entre os dois combustíveis, colocámos o carro no banco de potência da AMSport em Viseu, onde realizamos uma série de testes. A utilização do banco de potência, deveu-se ao facto de querermos eliminar potências variáveis externas, que pudessem influenciar o resultado final.
Na medição dos consumos, os valores obtidos são mais baixos do que os realizados em estrada, pois devido à existência de atrito e resistência do ar, os consumos em estrada acabam por serem maiores. Este teste não serve para medir o consumo em si, mas sim, calcular a diferença de consumos entre os dois combustíveis em situações semelhantes.
Se gostaram do nosso ensaio, subscrevam o nosso canal do youtube para ficarem a par de todos os nossos lançamentos.